Seu escritório contribui para a qualidade de vida da equipe?

A qualidade de vida da equipe e no trabalho tornou-se um tópico tão frequente na mídia, nas reuniões empresariais e na literatura de gestão que ganhou até uma sigla: QVT. Os empreendedores modernos já compreenderam que a satisfação do trabalhador na empresa tem influência no seu índice de produtividade e, consequentemente, no sucesso da companhia.

Empresários de qualquer porte ou segmento de mercado precisam repensar suas estratégias e garantir ao seu time o máximo de conforto para o exercício das atividades.

Será que seu escritório está atento à qualidade de vida dos advogados? Aprenda mais sobre o assunto no artigo de hoje!

O que é qualidade de vida?

A teoria da QVT avalia alguns pontos essenciais que precisam ser garantidos aos colaboradores. Confira quais são os aspectos que construirão um ambiente propício para o desenvolvimento do trabalho:

Compensação

A compensação diz respeito ao salário, às comissões e aos benefícios recebidos pelaequipe. Sem uma remuneração adequada, é difícil manter os advogados motivados e dedicados às suas funções.

Condições de trabalho

Um ambiente físico desorganizado não ajuda a aumentar a produtividade. Sabe-se que as mentes criativas não conseguem trabalhar bem se não tiverem ao seu dispor um cômodo arrumado, higienizado e equipado com o necessário.

Saúde

Se o advogado tem sua saúde desgastada, dificilmente encontrará disposição para realizar seus processos com empenho. Por isso, é dever do empreendedor ocupar-se da alimentação, prevenção de acidentes e do plano de saúde de seus colaboradores.

Participação

Quando o colaborador não tem voz dentro da companhia, sua motivação fica defasada. Cada membro da equipe precisa ser capaz de participar ativamente nas discussões e decisões dentro da corporação. O gestor deve ouvir as ideias do seu time de advogados e dar abertura para que eles exercitem sua participação crítica na empresa.

Moral

Tudo o que está em torno do colaborador durante o período de trabalho influenciará, positiva ou negativamente, no seu desempenho. Se o funcionário não é estimulado a desenvolver suas relações interpessoais, se não recebe reconhecimento e até orientações e treinamentos por parte de seus gestores, o serviço fica na corda bamba.

Como aumentar a qualidade de vida da equipe?

Quando o empresário tem preocupação com o bem-estar de seus funcionários, todo mundo sai ganhando. A equipe trabalha melhor e mantém sua saúde, e a companhia sai na frente da concorrência, podendo contar com uma produtividade acima da média e com menos afastamento de pessoal.

Mas como potencializar essa qualidade na prática?

Reconheça esforços

Todo trabalhador gosta de ser lembrado quando realiza um serviço excepcional. Por isso, elogie o advogado que cumpre sua função com excelência e estimule-o a continuar com o bom trabalho. Isso o levará a sempre produzir com empenho, elevando sua competitividade no mercado.

Dê feedbacks

Assim como o elogio é importante, também é preciso criticar, para que o colaborador reconheça os pontos que podem ser melhorados. Não tenha medo de desempenhar essa função, nem leve a crítica para o lado pessoal. Escolha as melhores palavras e seja preciso no feedback.

Organize o ambiente

O espaço físico tem grande participação na produtividade das companhias. Portanto, não dispense serviços de limpeza e oriente os colaboradores para que mantenham seu espaço de trabalho em dia com a organização.

A temperatura, a poluição sonora e a segurança são pontos aos quais você deve se atentar para criar o ambiente perfeito.

Invista em conforto

Como alguns processos requerem que a equipe de advogados passe boa parte do dia sentada, é necessário contar com assentos confortáveis e de boa altura. Lembre-se também de que todo o material necessário para o trabalho deve estar ao alcance dos funcionários. Peça ajuda a um organizador para escolher os melhores equipamentos.

Relacione-se

Em muitas corporações, o chefe é uma figura temida. Não queira isso para a sua empresa! Relacione-se positivamente com seus colaboradores, buscando manter uma aproximação saudável. Mas não deixe de ser uma figura forte a quem a equipe sabe que pode recorrer.

Quando você conhece sua equipe, fica fácil perceber as dificuldades particulares e, assim, buscar uma solução eficiente para contorná-las.

Agora que você conhece as melhores dicas para manter a qualidade de vida da equipe e potencializar seus resultados, compartilhe sua opinião sobre o assunto nos comentários!

Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-15T16:01:59+00:00 outubro 30th, 2016|Dicas, Escritório, Qualidade de Vida|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)