Softwares jurídicos: quais os mais utilizados pelos advogados?

No dia a dia da advocacia, é preciso que o advogado organize com disciplina os seus processos, a fim de operacionalizar o seu trabalho. E há algumas ferramentas digitais que auxiliam na organização desses dados e documentos.

Listamos abaixo 5 tipos de softwares jurídicos que facilitarão a sua vida profissional. Acompanhe!

1. Programa de controle de processos

Grande parte dos advogados possuem vários processos ajuizados e acompanham os seus andamentos simultaneamente. Impossível pensar em uma pessoa ou equipe que consiga organizar os dados de tantos processos de forma manual!

A tecnologia existe para ser utilizada nesses momentos, por meio da organização dos dados e contatos do cliente, de alertas e de marcação de prazos em calendários e, é claro, das etapas e status da ação.

2. Programa de administração de escritórios

Os programas de administração de escritórios são mais abrangentes do que os programas de controle de processos.

Eles realizam a gestão de todos os setores e áreas que compõem um escritório de advocacia, desde a sua atividade principal, até o financeiro, o serviço de atendimento ao cliente, a contabilidade, a biblioteca, dentre outros.

3. Programa de cadastros de clientes e contatos

Geralmente usado junto do controle de processos, esse software deverá reunir todos os dados e contatos das pessoas que interessam ao escritório.

Podem ser os clientes que contrataram a sua assessoria jurídica, ou fornecedores dos mais diversos tipos de serviços, desde que estas informações estejam reunidas em um só lugar.

4. Programa de controle financeiro

Ainda que você já disponha de um software destinado à gestão do escritório, pode ser que ele não tenha integrado um módulo financeiro.

Esse programa deverá ter, de preferência, dois submódulos: um para as custas processuais e outro destinado aos honorários advocatícios que o escritório deve receber.

A maioria desses programas organiza a cobrança dos valores a serem pagos pelos clientes do escritório, independente do tipo de forma de pagamento, seja ele em parcelas, percentuais de andamento do processo ou no êxito da ação ajuizada.

O software de controle financeiro deverá ter também um controle de fluxo de caixa, incluindo todos os boletos, notas fiscais e recibos do que foi pago e do que foi recebido dos clientes, funcionários, advogados e estagiários do escritório.

Alguns programas, inclusive, possibilitam a emissão de boletos e notas fiscais, para facilitar ainda mais o controle dos advogados.

5. Programa de emissão de relatórios

Esse tipo de software é muito usado, tanto para reuniões internas do escritório, quanto para manter o cliente informado sobre o andamento de seus processos.

O ideal é fugir daqueles que emitem um relatório padronizado. É necessário que o escritório especialize os seus relatórios, de acordo com as demandas das quais realiza um acompanhamento.

Vantagens do uso de softwares jurídicos

Depois de apresentar tipos de programas que podem ser usados pelo escritório de advocacia, falaremos agora sobre as vantagens trazidas por sua utilização.

A primeira vantagem é a economia de tempo e de força de trabalho. Com os softwares, algumas atividades que seriam realizadas pelos funcionários serão executadas automaticamente.

É o caso de arquivamento de informações dos clientes e dos processos, emissão de relatórios, emissão de boletos e realização de controle de gastos do escritório.

Assim, os advogados poderão se dedicar a funções que demandem mais raciocínio e cuidado, como a elaboração de peças processuais e o atendimento de clientes.

Além disso, o espaço físico ocupado para o arquivamento de dados e de documentos fica reduzido, porque grande parte desta documentação ficará arquivada nos programas, em cópias digitais.

Por fim, outra grande vantagem dos softwares jurídicos e que está diretamente relacionada ao arquivamento virtual de documentos, é a redução de gastos pela economia no consumo de papel.

Logo, os softwares jurídicos são muito importantes para a correta gestão do escritório, que otimizará o seu trabalho e o de toda a equipe e gerará satisfação no atendimento.

Consequentemente, haverá aumento da produtividade e conquista e fidelização declientes.

Viu como os softwares jurídicos facilitam a vida do advogado? Saber das novidades do mundo jurídico e dos escritórios de advocacia é fundamental. Por isso, para se manter antenado, assine a nossa newsletter e fique por dentro destas e de outras notícias!

Manual de Divulgação para Advogados

 

2017-12-15T16:02:21+00:00 novembro 2nd, 2016|Dicas, Escritório, Tecnologia|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)