A importância da ética no Direito

Antes de tudo, o que é Ética?

Ética vem do grego “ethos” e significa caráter e conduta. Está relacionada à consciência individual.

A Ética busca, assim, distinguir o bem do mal, de forma a orientar ações humanas sempre para o lado positivo, sendo que todas as atitudes pessoais se refletirão na coletividade

A ética no Direito

Quando se fala em Ética Jurídica, entende-se que é um conjunto de regras de conduta que regulam a profissão. O objetivo é garantir a boa prática da atividade e a preservação da imagem do advogado.

A obrigação de ser ético no Direito

A Ética desempenha um papel fundamental no exercício do Direito. Afinal de contas, durante a sua trajetória, o advogado vai se deparar com várias situações que, muito mais do que a capacidade técnica, exigirão dele formação moral capaz de orientá-lo a ser o mais justo possível.

O art. 33 do Código de Ética e Disciplina enfatiza, inclusive, que o advogado tem a obrigação de ser ético.

Entre os seus deveres (parágrafo único do art. 2º do mesmo Código), estão a preservação da honra, nobreza, dignidade da profissão em sua conduta, velando sempre tanto por sua reputação pessoal quanto profissional.

A ética para o estudante de Direito

A disciplina de Ética deve ser obrigatória em todos os períodos do curso de Direito. Assim, ano após ano o estudante vai acumular os princípios que nortearão o seu desempenho profissional.

Vale lembrar que a base formadora de ideias que moldam a conduta começa no universo acadêmico. Um aluno que depreda a Universidade, não respeita professores ou prefere o bar às aulas dificilmente será um bom advogado.

A ética para o advogado formado

Já o advogado formado tem um grande compromisso com a sociedade, prestando-se a defender o indivíduo de forma isenta, levando em consideração a Justiça e a verdade.

Do mesmo jeito que a Advocacia é essencial para a Justiça no País, a Ética é fundamental para a promoção do advogado na sociedade.

Conclusão

A Ética é uma das principais armas que o advogado tem para guiar sua carreira profissional e pessoal.

O sucesso de um profissional não pode ser medido apenas pelos casos conquistados ou êxito financeiro, mas também na sua relação com a moral e a civilidade.

Muito mais do que respeitar o Código de Ética somente pelo medo de ser punido, o advogado deve se conscientizar do seu papel de ajudar na sociedade em que vive.

Parceria Informador Fácil e Juris Correspondente

2018-07-13T18:55:00+00:00 maio 3rd, 2017|Advocacia|3 Comentários

3 Comentários

  1. Darlene Filomena Pinheiro Turchetto abril 11, 2018 at 7:13 pm - Reply

    Me deparo com pessoas que estão cursando Direito que se valem dessa posição para ameaçar as pessoas. Isto é correto. Existe alguma lei que possa inibir esse tipo de atitude?

  2. Valmir Batista Figueiredo setembro 21, 2019 at 5:01 pm - Reply

    Os advogados cometem muitos ilícitos dentro do campo profissional e em seus negócios particulares, e na condição de doutor, tem o respeito de delegados, promotores e juízes, em razão da sua profissão lhe garantir um certo “status de poder”. Tais advogados devem ser denunciados no conselho de ética da OAB.

  3. Paulo Roberto Carvalho outubro 9, 2019 at 11:29 pm - Reply

    O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal e consiste no ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave e, como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.
    Se valer da profissao ou ate mesmo do curso de direito para intimidar, coagir ou ameacar alguem ,com toda Certeza nao sera um bom advogado, onde fica a etica ? Se voce she sentir ameaçado (a) tem todo o direito de fazer uma queixa ( ocorrencia) em relacao a esse individuo.

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)