As plataformas de mídia social explodiram em popularidade e muitos empreendimentos têm aproveitado esses canais para vender mais seus produtos e serviços. Só que algumas áreas ainda não se ajustaram ao novo modelo de marketing digital tão rapidamente quanto outras, como é o caso dos escritórios de advocacia, por exemplo. E há muitas formas de usar as mídias sociais em favor de seu negócio jurídico.
Que tal entender como os advogados podem se beneficiar do Social Media Marketing? Veja algumas dicas!
Saiba onde as pessoas estão e o que discutem
Com uma boa atuação nas redes sociais, é possível trabalhar com nichos de público, buscando os lugares certos conforme palavras-chave, tópicos de discussão e segmentação de audiência. O perfil corporativo te permite esquadrinhar boa parte da rede social em que está cadastrado e checar os termos e expressões mais comentados.
Compartilhe conteúdos com atitude ética
Em respeito aos ditames do próprio Código de Ética e Disciplina da advocacia — no qual consta a regra de divulgação de serviços profissionais com discrição e moderação —, torna-se conveniente não publicar somente conteúdos com fins meramente comerciais. Crie publicações que sejam úteis e interessantes para seus contatos online, que promovam discussões e tirem dúvidas sobre determinadas questões jurídicas. É isso que vai gerar mais tráfego para suas páginas e proporcionar mais engajamento.
Escolha suas plataformas e planeje sua abordagem
A escolha das redes sociais para atuar vai depender de seu público-alvo, do posicionamento de mercado e estratégia adotada: enquanto o LinkedIn é um canal bastante voltado para o lado profissional, o Facebook e Twitter são ótimos para fazer divulgações rápidas de opiniões e notícias. O Google+ traz videoconferências (hangouts); o YouTube maneja vídeos (através dos quais podem-se registrar palestras, aulas ou trechos de audiências, por exemplo) e o Instagram pode ser uma plataforma útil para expor imagens de sua atuação como advogado. Ao escolher as plataformas com as quais você vai trabalhar, aproveite para planejar sua abordagem aos seus seguidores e clientes em potencial.
Descubra o que estão dizendo sobre seu escritório
Além da oportunidade de influenciar e educar as pessoas que leem o que você publica em seus canais online, você pode descobrir o que o público anda dizendo a respeito do seu trabalho. Essa será uma boa chance para melhorar a sua reputação — ou conservá-la em alta. Se ninguém está falando nada sobre seu escritório de advocacia, você provavelmente não o está deixando interessante ou notável o suficiente.
Tenha uma rotina de publicações
Para que seu trabalho nas redes sociais seja eficaz, é preciso ter uma rotina para postar os conteúdos. Planeje um volume de conteúdos com o qual você consegue comprometer-se e siga-o à risca. Separe um tempo para elaborar cada publicação e postá-la nas redes, além de se dedicar também a responder comentários e interagir com o público.
Construa relacionamentos com seus contatos
Seus seguidores e clientes podem apenas compartilhar suas publicações em blogs e páginas pessoais, falar sobre os eventos de que você participou ou simplesmente tirar dúvidas sobre causas e processos. Porém, se você usar esses momentos de interação e alimentar esses relacionamentos de forma construtiva e cuidadosa, as pessoas vão falar bem de seu escritório, indicá-lo e contratá-lo mais facilmente do que se não houvesse uma interação mais humana e construtiva.
Muitos advogados já estão empregando esforços nas mídias sociais para criar mais exposição para seus escritórios de advocacia e ganhar vantagens sobre a concorrência. Se você quiser fazer o mesmo, é fundamental começar a trabalhar adequadamente com as redes sociais desde agora.
Já criou seus perfis nas redes sociais? Qual canal acha o mais interessante para trabalhar com seu público-alvo? Dê sua opinião sobre o uso das redes sociais para advogados e nos conte suas experiências!
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