Há certas situações em que clientes não são muito sensíveis a variantes como preço, atendimento, acessibilidade, pois desejam contratar determinado serviço de advocacia que julguem ser o mais adequado à necessidade do momento. Contudo, a maior parte dos clientes não procura um escritório tendo isso em mente e vão se decidir tendo em vista a qualidade do atendimento apresentado.
Por isso, não há dúvidas de que o bom atendimento é um elemento essencial na busca e fidelização de clientes. No post de hoje vamos dar algumas dicas de atendimento para advogados fidelizarem e conquistarem novos clientes. Confira:
Entenda o problema antes de mencionar uma solução
É comum que advogados tenham soluções para diversas situações. Antes de falar sobre as possibilidades de atuação, é preciso saber a fundo qual é o problema do cliente. Faça perguntas, tente compreender por qual o motivo ele está procurando um advogado. Entenda primeiro qual é o objetivo do cliente para só depois explicitar a sua opinião e as possíveis soluções para o caso.
Adotando essa postura e demonstrando seu interesse no que ele fala, certamente você chegará a uma solução mais rápida, efetiva e que deixe seu cliente satisfeito.
Tenha um canal de comunicação na internet
Hoje as pessoas buscam quase todo o tipo de informação pela internet, desde receitas culinárias a decisões judiciais. Uma dica preciosa de atendimento para advogados é fornecer informações e curiosidades relacionadas à sua área de atuação no site ou no blog do escritório. Dessa forma, é provável que o número de acessos ao site aumente e o advogado consiga ser encontrado de maneira mais fácil.
Além disso, por meio dessas informações ele pode conseguir gerar autoridade e confiança frente aos leitores e possíveis clientes.
Esteja sempre disponível
Isso não significa ficar por conta de um cliente, mas fornecer meios de contato que funcionem 24h por dia. Existem várias formas nas quais é possível estabelecer uma comunicação, mesmo que não de forma imediata, durante todo o tempo. Ferramentas como Skype, WhatsApp e o e-mail podem te ajudar com isso. As pessoas conseguem enviar dúvidas e questionamentos a qualquer tempo e você pode responder assim que possível.
Essa forma de atendimento para advogados permite uma maior aproximação entre ele e o cliente, desempenhando um importante papel na satisfação e fidelização.
O cliente escolhe o atendimento
Atualmente, é comum ver alguns clientes que preferem manter contato de forma remota, através de videoconferências, conversas por telefone ou e-mail com o intuito de poupar tempo. Isso, de forma geral, ajuda também o advogado, uma vez que ele economiza seu próprio tempo. Contudo, ainda é comum haver aquele tipo de pessoa que ainda gosta da conversa tradicional, dentro do escritório do advogado, tomando um café, com aperto de mão, olho no olho, etc.
É muito importante deixar que o cliente escolha a melhor forma de ser atendido. Assim, fica mais fácil cativá-lo e manter um relacionamento duradouro.
Ter um bom atendimento é essencial para qualquer atividade exercida e com a advocacia não é diferente. Um cliente satisfeito é sinônimo de uma relação duradoura e, principalmente, é sinônimo de indicação de novos clientes.
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