O e-mail marketing é uma forma de comunicação que vem sendo muito usada pelas empresas nos últimos anos. No post de hoje, vamos falar sobre a importância dele e quais os benefícios do e-mail marketing para advogados manterem um relacionamento por meio desse tipo de comunicação com seus clientes. Acompanhe:
Segmentação de conteúdo
Quando seu escritório de advocacia tem uma base de contatos bem segmentada, é possível direcionar certos tipos de conteúdo para determinadas pessoas. Dessa forma, sua comunicação é mais direcionada e sua taxa de abertura de e-mail e taxa de conversão tendem a ser mais altas. Aqui estão algumas sugestões de segmentação:
- Clientes/não clientes;
- Leads/oportunidades;
- Empresas grandes/médias/pequenas;
- Empregado/empregador;
Essa segmentação pode ser feita de várias formas e é bom ter em mente que, para cada uma delas, você deve ter uma comunicação diferente.
Gerar interesse
Com a sua base segmentada e enviando um conteúdo diferenciado para cada grupo, é possível gerar interesses específicos por parte dos seus contatos: desde comunicação sobre audiências até informações ou dicas importantes a respeito do mundo jurídico, seja ele trabalhista, tributário, empresarial ou algo que esteja em alta e muito noticiado pela mídia.
Esse tipo de conteúdo geralmente desperta o interesse dos leitores e, via de regra, estimula o compartilhamento desse tipo de informação, aumentando naturalmente a visibilidade do seu escritório.
Melhora o relacionamento com os clientes
À medida que você tem uma comunicação constante com os seus clientes, é natural que o nome do seu escritório venha à tona com mais frequência. Manter esse relacionamento faz com que seja mais natural para sua base de clientes atual te indicar para outras pessoas.
Apesar de não ser escalável, essa é a maneira mais fácil de conseguir clientes. Quando alguém vem até você através de indicação, a chance de que ele se torne um cliente é muito alta, pois já houve um aval positivo sobre os seus serviços.
Cuidados a serem tomados
No e-mail marketing para advogados, existem algumas boas práticas a serem seguidas e alguns cuidados a serem tomados para fazer o disparo de e-mails. Aqui estão alguns importantes:
Mailing autorizado
Tente criar a sua própria base de contatos e só envie para aqueles que autorizaram, dessa forma você evita que muitas pessoas desconhecidas direcionem seus e-mail para caixa de spam.
Cuidado com a linguagem
A linguagem utilizada no meio jurídico é rodeada de termos técnicos e extremante formais. É importante lembrar que, na maioria das vezes, o público-alvo dos escritórios de advocacia são pessoas que não são advogados. Dessa forma, é interessante utilizar uma linguagem menos formal e, precisando utilizar algum temo técnico, explicá-los, evitando que seu texto fique chato de ser lido.
O e-mail marketing pode ser uma forma muito interessante de conseguir manter um contato de forma automática e ao mesmo tempo personalizada com os seus clientes. Utilizar essa forma de comunicação pode melhorar seu relacionamento e te ajudar na conquista de novas oportunidades de negócio.
Você já utiliza o e-mail marketing para advogados? Conte para nós sua experiência e deixe um comentário em nosso post!
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