A crise econômica tem impactado vários setores da prestação de serviços no país. Com os serviços jurídicos não é diferente: o momento é de grandes incertezas, já que o risco de inadimplência dos clientes passa a ser maior. Além disso, algumas áreas devem sofrer com a redução de demandas.
Por outro lado, o momento pode ser bastante favorável para explorar oportunidades. Crises econômicas passadas demonstraram que escritórios que souberam aproveitar a onda de crescimento de certas demandas jurídicas sobreviveram à recessão e até aumentaram o número de clientes. Siga a leitura e acompanhe algumas dicas de como driblar a crise!
Reduza os gastos
Em momentos de crise é importante evitar novas despesas correntes. O foco deve ser apenas naquilo que é indispensável ao funcionamento do escritório. É interessante repensar gastos supérfluos e até mesmo economizar nas despesas com deslocamento. O home office pode ser um grande aliado nesse sentido.
Flexibilize honorários
Os clientes que estão passando por dificuldades financeiras podem ser potenciais inadimplentes. Por isso, renegociar honorários e aumentar o prazo e o parcelamento para o pagamento podem ser boas opções para que você fique mais seguro de que receberá pelos serviços prestados.
Prospecte novos clientes
A atual conjuntura econômica traz o efeito de fazer com que as pessoas e empresas temam riscos e incertezas do futuro e busquem um maior planejamento. O aconselhamento jurídico se torna indispensável, por exemplo, na renegociação de dívidas e contratos. Dessa forma, o momento é bastante favorável para expandir a cartela de clientes e enxergar novas oportunidades em clientes antigos.
Invista em Marketing Jurídico
O novo Código de Ética da OAB permite que profissionais utilizem blogs, sites, newsletters, redes sociais, jornais e revistas para aumentar a credibilidade de seus serviços. O Marketing Jurídico é um meio de divulgação barato e compatível com clientes cada vez mais exigentes, o que é um plus em momentos de crise econômica. Entretanto, é importante ressaltar que propagandas e alusões diretas ao escritório ou profissional são vedadas. O conteúdo deve ser essencialmente informativo.
Fique atento às demandas que crescem na crise econômica
Algumas áreas do serviço jurídico geralmente têm uma grande onda de crescimento durante a recessão. Destacamos algumas:
Ramo Trabalhista: devido à reorganização das empresas e cortes de gastos, o número de demissões é cada vez maior. A demanda por advogados aumenta tanto no lado do reclamante como no do reclamado.
Ramo Previdenciário: com a crise econômica as ações contra o INSS aumentam consideravelmente. Também contribuem para esse quadro as mudanças das regras para aposentadoria e a demora na análise dos processos pelo órgão.
Ramo Empresarial: a instabilidade financeira faz com que empresários busquem planejar melhor suas ações e evitar riscos. Os serviços jurídicos são bastante requisitados, principalmente na renegociação de contratos e dívidas da empresa.
Amplie sua visão empreendedora
O profissional que tem uma visão estratégica e busca oferecer um serviço diferenciado para seus clientes terá mais chances de sobreviver nos momentos de crise. Firmar parcerias estratégicas principalmente com profissionais de outras áreas como Economia ou Contabilidade pode ser a chave para que melhores resultados sejam alcançados.
A advocacia é um tipo de serviço que tem grande vantagem em relação a outras áreas durante períodos de crise econômica. O profissional que não tem medo de ousar pode ser bastante beneficiado pelos efeitos positivos da recessão nos serviços jurídicos e sair vitorioso após esses momentos de turbulência.
Agora nos conte: como você tem enfrentado a crise? Deixe sua opinião no espaço de comentários e compartilhe sua experiência!
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