5 desafios que um escritório de advocacia pode encontrar no mercado

5 desafios que um escritório de advocacia pode encontrar no mercado

Muitos recém formados em Direito acreditam que o melhor caminho para suas carreiras está nos concursos públicos. No entanto, a concorrência nessas provas é muito grande, o que exige dos advogados um plano B.

Nesse contexto, empreender pode ser uma ótima saída para investir na carreira de advogado. Mas você sabe quais são os desafios que o profissional pode enfrentar ao decidir abrir um escritório de advocacia?

No post de hoje, listamos os principais deles para você. Confira!

1. Não ter conhecimentos sobre empreendedorismo

As faculdades e universidades brasileiras ainda pecam ao não oferecer aos seus alunos uma base educacional que contemple o empreendedorismo. É como se não fosse possível unir o ensino superior com a atividade empreendedora — o que é um grande erro.

Por isso, ao decidir criar um escritório de advocacia, os profissionais do Direito precisam estudar temas importantes, como controle de caixa, investimentos e mercado.

2. Falta de experiência

Advogados que desejam empreender, mas que não possuem grande experiência, podem se sentir inseguros diante das demandas apresentadas pelos clientes. Por isso, caso abrir um escritório seja o seu desejo, mas você não possui experiência profissional suficiente, recomenda-se dedicar alguns meses acompanhando o trabalho de colegas com mais tempo de atuação no mercado.

Desse modo, o advogado conseguirá sanar suas necessidades e, quem sabe, até conseguir um sócio mais experiente para auxiliar nos primeiros anos do escritório.

3. Não levar em consideração a publicidade

No geral, empreender demanda alguns esforços — e com o Direito não é diferente. Quem deseja montar um escritório de advocacia deve pensar em como torná-lo conhecido e em como atrair clientes.

Verificar quem é seu público-alvo e que tipo de mídia ele consome, por exemplo, é fundamental para atingir os clientes certos. Em alguns casos, vale a pena contar com uma assessoria de imprensa realizada por um profissional de comunicação — como um publicitário ou um jornalista, por exemplo.

4. Não analisar a concorrência

Estabelecer-se em um bairro que já está saturado de escritórios de advocacia pode não ser um bom negócio. Afinal, esses profissionais muito provavelmente já contam com um nome no mercado, e tendem a atrair clientes por recomendação de outras pessoas.

Por isso, antes de decidir aspectos importantes como a localização de seu escritório de advocacia ou a área na qual você pretende se especializar, analise o mercado: estabeleça quem serão seus prováveis concorrentes e quais são seus respectivos pontos fortes e fracos. Dessa forma, você poderá repensar seu negócio e reavaliar estratégias.

5. Lidar com as finanças

Alguns advogados podem ter uma visão destorcida de seus escritórios, como se o caixa dessas empresas fosse uma extensão natural de suas contas bancárias. Se esse é o seu caso, saiba que essa prática pode colocar a saúde financeira da sua empresa em risco.

O escritório de advocacia tem dívidas que devem ser honradas — impostos, salários, empréstimos, entre outros —, e realizar retiradas do caixa sem levar isso em consideração pode desestabilizar a empresa financeiramente. Esse é um risco grave e que deve ser evitado a todo custo.

Conclusão

Como você viu, abrir um escritório de advocacia é uma possibilidade real para os profissionais de Direito que desejam um bom retornos financeiro. Para isso, no entanto, é fundamental que o advogado esteja disposto a entender como uma empresa funciona na prática.

Mas não se assuste! Não é necessário, obrigatoriamente, fazer uma segunda graduação na área de Negócios, mas sim estudar sobre o tema, manter-se sempre atualizado sobre o mercado e sanar eventuais dúvidas com outros empreendedores.

E você, tem alguma sugestão para quem deseja empreender? Deixe sua dica nos comentários!

2017-01-31T17:25:53+00:00 janeiro 31st, 2017|Sem categoria|0 Comentários

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