Milhares de escritórios, advogados online, bacharéis recém-formados e dispostos: o mercado da advocacia é extremamente competitivo. Abrir o seu próprio escritório pode não ser tão difícil, mas como se sobressair e se tornar mais produtivo do que os concorrentes?
No post de hoje, elaboramos um guia definitivo para você se utilizar das melhores ferramentas e habilidades para aumentar a produtividade do seu escritório de advocacia. Quer otimizar seu tempo e lucrar mais? Então confira nossas dicas:
Os erros mais comuns nos escritórios de advocacia
Até mesmo os consolidados e renomados podem cometer erros comuns que afetam a produtividade de seu escritório, seja por costume ou desconhecimento. Para que você não caia nessa armadilha, separamos alguns erros que podem ser cometidos e as maneiras mais eficientes de corrigi-los:
Pensar que o marketing é proibido
O Código de Ética da OAB foi recentemente modificado para permanecer atualizado frente a utilização das novas tecnologias e redes sociais. Em maio de 2016, sua nova edição autorizou expressamente a publicidade, especialmente na internet, desde que obedecidos certos critérios.
Fazer marketing jurídico na internet é possível e a melhor alternativa para angariar clientes e aumentar a produtividade de seu escritório. Utilize-se de estratégias para divulgação de conhecimento e esclarecimento de dúvidas. Jamais faça uso de publicidade agressiva!
Se fechar para novas tecnologias
A rotina do advogado pode ser bastante tradicional, mas novas tecnologias permitem a otimização de seu tempo, o que consequentemente aumenta sua produtividade.
Softwares específicos para advogados são grandes auxiliares na sistematização de informação, coleta e acondicionamento de dados, bem como na elaboração de relatórios automatizados.
As melhores práticas para aumentar a produtividade do seu escritório de advocacia
Mapeie o escritório e reconheça ineficiências
Conheça o seu ambiente de trabalho. Mapeie a sua situação e de colaboradores, identificando falhas e locais onde melhorias possam ser implementadas.
Analise se o tempo gasto com diligências simples (como busca de processos no fórum ou realização de cópias) pode ser melhor aproveitado. Estabeleça um sistema prático para disponibilizar informações e documentos (de preferência, com um software adequado).
Controle o tempo gasto nas tarefas
Advogados que não planejam suas atividades não tem uma linha de ação definida, o que significa perda de tempo e dinheiro. É necessário listar as diligências a serem cumpridas e seguir à risca o tempo dado para cada uma delas.
Tente não levar trabalho para casa. A mistura do tempo de lazer e produção pode acarretar na diminuição na qualidade da tarefa, ocasionando retrabalhos e perda de produtividade, já que o tempo poderia ser usado para novas atividades.
Não postergue soluções
Recebeu uma dúvida de um cliente? Precisa realizar uma pesquisa? O prazo é longo, mas já dá para juntar a peça ao processo? Não deixe para depois! Para aumentar a produtividade é essencial liberar a agenda e estar preparado para solucionar imprevistos rapidamente.
Não utilize redes sociais durante a jornada de trabalho
O horário de trabalho deve ser dedicado exclusivamente para a realização de tarefas a ele concernentes. Realize a gestão apenas das redes ligadas ao escritório.
Desligue-se completamente das suas redes sociais pessoais e dedique seu tempo e atenção ao que está fazendo. Não há como ser produtivo respondendo mensagens dos amigos e assistindo vídeos no Facebook de cinco em cinco minutos.
E agora, já está pronto para aplicar novas estratégias e aumentar a produtividade em seu escritório de advocacia? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma de nossas dicas!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)