A carreira da advocacia é extremamente tradicional. O sucesso do advogado está intimamente ligado ao reconhecimento do nome do profissional, que deve torná-lo conhecido com o passar do tempo.
O potencial da advocacia, no que diz respeito a retorno econômico, é inegavelmente extenso. Grandes advogados — e mesmo alguns iniciantes — conseguem consolidar seu nome no mercado e garantir que os clientes os procurem, e não o contrário.
O retorno financeiro pode levar tempo, mas certamente a utilização de algumas estratégias e uma boa dose de dedicação pode facilitar a sua chegada. Hoje, compartilharemos aqui alguns hábitos a serem adotados na aceleração da busca pelo sucesso e certas ações que podem ser tomadas para facilitar esse processo.
Conheça agora as principais medidas a serem tomadas para garantir mais retorno financeiro na advocacia:
Estabeleça metas
O planejamento é o passo mais importante no desempenho de qualquer atividade. Estabeleça objetivos e crie metas a fim de alcançá-las. Reveja as metas criadas periodicamente.
Utilize de ferramentas práticas para satisfazer as metas criadas. Conte com o auxílio da tecnologia para sistematizar dados e obter relatórios automatizados completos, já que tais dispositivos podem apontar falhas e sugerir melhorias de maneira mais segura.
Controle os gastos
É claro que todo negócio tem seus gastos fixos e variáveis, e você deve começar sua análise por estes últimos. Defina o que é desnecessário e o que pode ser mudado, o que pode incluir despesas com contratação de correspondentes, estagiários, fornecedores de material de escritório, entre outros.
Para controlar os gastos fixos, inicie a jornada pelas contas básicas, como energia, água, internet e telefone. Reveja se o pacote de telecomunicações está adequado e aposte em meios de comunicação pela internet (Skype, Viber, VoIP) para conter gastos de telefonia.
Crie parcerias
Tente enxergar outros escritórios não como adversários, mas como parceiros. Utilize essa lógica para além do direito: parcerias multidisciplinares podem ser um caminho interessante na prospecção de clientes.
Faça networking e procure acrescentar sua expertise àquela que o parceiro não possui. Assim, todos se ajudam mutuamente, e clientes em potencial podem surgir de indicações dos demais colegas.
Pense em atuar como advogado correspondente
Hoje, colaboradores jurídicos são amplamente procurados para facilitar a atuação de escritórios e advogados independentes, que residem em comarcas diferentes daquelas em que seu processo tramita.
Dessa forma, advogados com carteira de clientes fixos ainda podem complementar sua atividade e aumentar a renda mensal, o que favorece também a ampliação do networking e a formação de novas parcerias.
Utilize a tecnologia a seu favor
A fim de otimizar o tempo e dedicar-se exclusivamente às tarefas desempenhadas enquanto advogado, o profissional deve fazer uso das tecnologias disponíveis para controlar documentos, processos e clientes.
Investimento não é gasto: trabalhar com papéis e arquivos significa realizar gastos desnecessários que lhe tomarão ainda mais tempo no futuro. Buscar manualmente cada documento necessário no dia a dia do escritório diminui a produtividade e, consequentemente, o retorno financeiro.
E você, está pronto para aplicar nossas estratégias e ter mais retorno financeiro na advocacia? Assine a nossa newsletter e não perca nossas dicas exclusivas para ter sucesso no seu escritório!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)