O home office já é uma realidade e continua a crescer significativamente. No meio jurídico, a medida já foi adotada por diversos tribunais brasileiros como forma de economia de despesas. O resultado foi não só a redução de gastos nos tribunais como o aumento da produtividade desses servidores.
Os escritórios de advocacia, por sua vez, ainda estão um pouco desconfiados desse método de trabalho e, por isso, foram poucos os que o adotaram. Mas será que funciona o home office para advogados?
Para responder a essa pergunta, nós preparamos este post para você. Nós vamos te mostrar as vantagens, os desafios e as ferramentas para viabilidade desse trabalho.
Viabilidade do home office para advogados
Se analisar o trabalho dos advogados em um escritório, você vai concluir que ele é majoritariamente feito em frente ao computador. Analisar o arquivo dos clientes, fazer as pesquisas de jurisprudência, elaborar as petições, tudo isso é feito pelo computador.
Além disso, ele precisa se manter todo o tempo conectado para checar e-mails e mensagens, atender os clientes e verificar movimentações processuais.
O trabalho realizado pelo advogado, portanto, é basicamente realizado a distância. O home office apenas mudaria o endereço em que ele é feito.
Vantagens do home office
O home office traz vantagens tanto para o escritório quanto para o próprio advogado que o adota.
O escritório de advocacia tem uma redução de custos ao adotar esse método. Isso porque ele pode locar um espaço menor e haverá menos gastos com equipamentos e materiais de escritório, bem como com luz e água. Além de um maior rendimento do profissional.
O advogado, por sua vez, contará com uma maior flexibilidade no trabalho. Sem dúvida terá mais tempo para o trabalho e para sua vida social, na medida em que reduzirá o tempo de trânsito. O que também implica redução de gastos.
Esse melhor aproveitamento do tempo e a diminuição do cansaço contribui para aumentar a produtividade e o rendimento do profissional. É uma melhora, portanto, na qualidade de vida do advogado.
Desafios para o home office
O modelo comum de escritório ainda é a regra no meio advocatício. Talvez haja certa desconfiança quanto à qualidade do trabalho realizado em casa ou quanto à dificuldade de gestão. Além disso, trata-se de um ramo mais tradicional.
No entanto, esta é uma evolução natural do método de trabalho da qual as bancas de advocacia podem não escapar.
Para os advogados que trabalham em casa, o desafio é manter a disciplina e se manter conectado. A disciplina é fundamental para a organização do tempo dedicado ao trabalho, de forma que não se deve interromper o período de trabalho por questões pessoais, salvo urgências, claro.
O ideal é se comportar como se estivesse no escritório, em que há uma jornada a ser cumprida. Assim, trabalhe em um ambiente propício e vista-se de acordo.
Além disso, você precisa dispor dos recursos tecnológicos para viabilizar esse trabalho.
Ferramentas de trabalho
O home office só é possível se o advogado tiver se modernizado. Sem as ferramentas tecnológicas que propiciam a interação do advogado com sua equipe, com os clientes e com o próprio processo é inviável realizar o trabalho em casa.
Assim, se você quer que isso dê certo, pode contar com ferramentas como o Skype, para fazer videoconferências com seus clientes e com seus superiores a fim de discutir os detalhes do processo.
Outra opção é o Slack, um software para comunicação de equipes com suporte a conversas privadas, a canais e integração com serviços externos. O Trello também é uma ótima ferramenta de organização de material e também de suas tarefas.
Outra ferramenta bastante interessante é o Informador Fácil, que oferece serviços de informações processuais. Por meio dele você acompanha as suas publicações e pode acompanhar o processo de perto, sem perder nenhum prazo.
Dessa forma, o home office para advogados pode ser interessante para o próprio profissional e para o escritório de advocacia. Vale a pena fazer uma experiência, mesmo que você solicite a presença do advogado no escritório em alguns dias da semana. E para tornar isso possível, é só utilizar essas ferramentas tecnológicas.
Ficou interessado? Entre em contato conosco e faça um teste gratuito do nosso software!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)