O advogado é um profissional a serviço da sociedade. Mas, para servir mais e melhor, fortalecendo-se profissionalmente e fidelizando seu público, é fundamental saber cultivar um networking produtivo.
É isso mesmo: antes das grandes causas, o sucesso na advocacia passa pelo caminho do bom relacionamento, que pode ajudar a conseguir mais clientes e ampliar seus conhecimentos.
No post de hoje, confira algumas dicas que contribuem para ampliar o networking para advogados:
1. Comece pelo círculo da faculdade
A faculdade é mais do que um espaço para absorver conhecimento e obter um diploma. É também lugar para consolidar relacionamentos, com bons desdobramentos futuros, tanto com colegas de curso quanto com professores.
Observe os professores e colegas que atuam na área que você pretende seguir e converse com eles. Além de tirar dúvidas importantes, esse contato pode permitir que você encontre seu espaço no mercado.
2. Compareça a eventos
Há advogados que dizem que sua rotina é colocar documentos em uma pasta e se dirigir ao escritório ou a tribunais. Pois eles estão muito enganados!
Participar eventos, ainda que não diretamente relacionados ao mundo do Direito, é sempre uma oportunidade para conhecer novas pessoas e se deparar com situações em que os seus serviços serão bem-vindos. Por isso, invista nessa socialização e tenha sempre um bom cartão de visitas em mãos.
3. Faça bom uso do seu cartão de visitas
Como você acabou de ver, um cartão de visitas com design profissional e todos os seus meios de contato é uma ferramenta que você deve ter sempre consigo. Afinal, alguém pode pedir seus contatos a qualquer momento, e você não vai querer estar despreparado quando isso acontecer.
Sempre que for oportuno, não deixe também de pedir cartões de terceiros. Assim, você contará com uma base de possíveis clientes para entrar em contato e oferecer seus serviços de forma personalizada.
4. Envolva-se em causas sociais
Não há dúvida de que a sociedade valoriza o advogado por ver neste profissional alguém cuja formação envolve competências múltiplas, muitas vezes relacionando essa atividade à defesa de direitos fundamentais.
Assim, aproveite o lugar social da advocacia e procure se engajar em causas de interesse da comunidade. Você pode começar no seu bairro ou, caso more em apartamento, no seu próprio condomínio. Esse tipo de atitude irá valorizá-lo como advogado e indivíduo, revelando-o como um profissional altruísta.
E não se trata apenas de altruísmo. Hoje, em meio aos questionamentos sobre o papel do Estado e sua capacidade de prover serviços, tem crescido a valorização das ações individuais e de pequenos grupos para obtenção de melhorias na vida cotidiana.
Esse cenário é próprio às iniciativas voltadas à cooperação, então aproveite para se envolver e se engajar! Sua rede de relacionamentos certamente será ampliada com essa atitude.
5. Realize cursos sempre que puder
A obtenção de títulos acadêmicos e o contínuo fortalecimento da formação por meio de cursos, seminário e afins são indispensáveis em qualquer carreira. Com novas leis entrando em vigor constantemente, é preciso se manter sempre atualizado sobre o cenário do país.
No segmento da advocacia, o leque de possibilidades para buscar novas competências é especialmente amplo. Mas lembre-se: estudar é também uma boa chance para conquistar novos colegas e novos professores — ou seja, novos relacionamentos e novas portas para abrir.
6. Escreva e compartilhe: isso alimenta o networking para advogados!
As redes sociais tornaram-se um espaço em que opiniões se proliferam, muitas vezes, sem qualquer cuidado. Tal fato, no entanto, não torna essas redes um local impróprio para opiniões qualificadas.
Muito pelo contrário: utilizar seu perfil nas redes sociais para posicionar-se sobre questões de interesse social, com argumentos sólidos e sensibilidade para as necessidades das pessoas, é uma boa forma de fortalecer sua imagem, ganhando ainda a credibilidade de interessados em conhecer suas ideias.
Manter um blog dinâmico e frequentemente atualizado, por exemplo, é uma excelente forma de alimentar o networking para advogados e cultivar novos relacionamentos. Aproveite que os custos dessa estratégia são relativamente baixos e invista nisso!
E aí, essas dicas foram interessantes para você? Quer continuar por dentro de outros conteúdos interessantes para a sua carreira? Curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades que compartilhamos!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)