Respeitar o Código de Ética da OAB, abrir espaço para diálogos, compreender os interesses do público-alvo: são várias as estratégias de marketing que podem (e devem) ser utilizadas no cotidiano de escritório e departamentos jurídicos para prospectar clientes e divulgar serviços.
Entretanto, até mesmo advogados mais experientes cometem erros ao fazer uso de estratégias de publicidade.
Nos post de hoje, apresentamos os 5 erros mais comuns de marketing jurídico a serem evitados a fim de garantir o sucesso do seu negócio. Acompanhe!
1. Não utilizar ferramentas de marketing corretamente
As estratégias de marketing aplicadas ao Direito têm garantido o crescimento de diversos escritórios e advogados, constituindo um diferencial para quem sabe delas se aproveitar, colocando-as em prática de acordo com os efeitos desejados.
Para tanto, é importante que os operadores do Direito contem com a orientação de profissionais qualificados, especialmente para a utilização de técnicas personalizadas e adequadas ao cotidiano jurídico.
2. Não saber qual é o seu público-alvo
Erro muito comum, especialmente entre advogados que ainda dão os primeiros passos em suas carreiras, muitos profissionais do Direito tendem a aceitar demandas de áreas diferentes das que se especializaram.
Tal atitude é equivocada, uma vez que o profissional deve investir em seu ramo e optar por áreas de ponta, preferencialmente em ascensão. O operador do Direito deve seguir um planejamento estratégico de carreira para tornar-se referência em seu segmento e saber identificar e prospectar seu público-alvo.
3. Não valorizar a qualidade
Na maioria das vezes, cobrar um valor baixo relativo a honorários não atrai bons clientes. Provavelmente os processos de menor remuneração dirão respeito a causas pequenas que certamente não compensam o investimento de tempo e estudo gasto no caso.
É erro gravíssimo pensar que o sucesso do escritório depende de um grande volume de clientes e processos, sejam eles de que tipo forem. Clientes com boas causas estarão dispostos a pagar valores mais altos se confiarem que receberão um serviço de qualidade como contrapartida.
4. Achar que as redes sociais são erros de marketing jurídico
As disposições contidas no novo Código de Ética aprovado em maio de 2016 dão o aval para que o advogado se utilize das redes sociais a fim de prospectar clientes e divulgar informações sobre o Direito e suas peculiaridades.
Porém, nenhum conteúdo deve ser produzido aleatoriamente. Invista na manutenção de um canal de comunicação com seu público-alvo como estratégia importante para demonstrar domínio sobre a área.
5. Encarar o Código de Ética da OAB como limitador
O Código de Ética veda a realização de marketing agressivo e divulgação ostensiva de práticas e serviços por advogados. Apesar disso, ele autoriza estratégias de marketing aplicadas ao Direito, estabelecendo diretrizes básicas para o profissional que desejar fazê-lo.
Aposte em patrocínio de eventos, onde o nome do advogado e seu escritório podem ser divulgados, elaboração de textos (especialmente online) informando sobre o mundo jurídico e utilize-se das redes sociais de maneira sóbria, primando por uma interação cautelosa a fim de ganhar a confiança de seus clientes.
E agora, já se sente pronto para não cometer esses 5 erros de marketing jurídico no seu escritório? Curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma dica sobre o assunto!
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