O tempo é super importante na Advocacia, afinal de contas são muitas tarefas que um advogado precisa cumprir ao longo de um dia: atender clientes, estudar e analisar casos e processos, participar de audiências e reuniões e ainda administrar o escritório.
Com organização e planejamento, entretanto fica bem mais fácil ser produtivo no dia-a-dia. Confira algumas dicas para otimizar seu tempo e conseguir cumprir todas as obrigações diárias.
Planejamento
Sem dúvidas, este é o principal aliado da produtividade. Elabore um planejamento de tudo aquilo que precisa ser feito, qual o prazo final e quanto tempo vai se dedicar em cada atividade. Você acaba, assim, priorizando o que de fato é relevante.
Lembre-se: quando você não estabelece prazo, tem muito mais chance de perder tempo em atividades que não eram tão importantes ou nem precisavam de tanto esforço. E sim: não seja multitarefas. Executar uma coisa de cada vez é garantia de excelência.
Tenha uma agenda
Não queira lembrar de tudo de cabeça. Em meio a tantos processos, audiências e reuniões, você pode acabar se esquecendo de algo importante. Sem contar que pode sobrecarregar sua cabeça e ficar extremamente cansado. Marque na agenda todos os seus compromissos, com datas e horários para realizá-los, mas lembre-se sempre de começar pelos mais importantes.
A lista de tarefas do dia seguinte deve ser feita sempre ao fim do dia anterior.
Organize seu ambiente de trabalho
Arrume sua mesa, guarde documentos e processos em seus devidos lugares e mantenha o ambiente limpo e organizado. Assim, você consegue ficar mais concentrado e não gasta horas procurando algo importante.
Fuja da procrastinação
A procrastinação é o maior inimigo de uma rotina produtiva. Jamais caia no erro de adiar os compromissos, sobretudo, para se dedicar a tarefas menos importantes ou a atividades que te distraiam do seu trabalho.
Mantenha o foco, a concentração e não perca muito tempo nas redes sociais, em ligações intermináveis ou em reuniões improdutivas.
Relaxe a mente
Otimizar o tempo não significa trabalhar sem parar. Respeitar o seu ritmo é fundamental para impedir a queda de produtividade e garantir a melhor execução de cada tarefa. Faça pequenos intervalos ao longo do dia para se distrair. Você vai ver como vai voltar ao trabalho muito mais revigorado.
Utilize a tecnologia a seu favor
Existe uma infinidade de softwares jurídicos de gestão de tempo e produtividade. Com eles, você gerencia suas atividades, processos e documentos do escritório, localiza com agilidade qualquer documento ou pasta e até acompanha o andamento dos processos.
O resultado: muito mais tempo para gerir o seu negócio.
Quais são suas estratégias para otimizar seu tempo no escritório? Compartilhe conosco!
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