Mais um feriado prolongado está chegando. Que tal aproveitar os dias de folga para mergulhar em uma boa leitura?
Se você estiver com dúvida sobre qual título escolher, separamos oito leituras imperdíveis que abordam o universo jurídico, e prometem agradar você, advogado.
O sol é para todos
Esse livro foi escolhido como o romance mais marcante da área legal por uma pesquisa realizada ano passado pela Robert Half, com 350 profissionais do Direito dos EUA e Canadá.
Vencedor do Prêmio Pulitzer em 1960, “O sol é para todos” serviu como inspiração para um clássico do cinema que já falamos aqui no blog, lembram?
O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca na década de 1930. O que se destaca na trama é a postura ética, corajosa e inteligente do advogado, símbolo na defesa de valores e integridade do profissional.
Acesse a versão digital de O sol é para todos.
Crime e Castigo
Outro clássico que tem o universo jurídico como cenário. Escrito por Fiodor Dostoiévski, o romance conta a história de um jovem que comete um crime e não consegue seguir em frente por remorso e medo de ser condenado.
Memórias do Cárcere
O livro foi escrito por Graciliano Ramos quando esteve preso durante a época do Estado Novo. No relato, ele conta sobre as torturas e privações impostas pela Ditadura.
O primeiro ano – como se faz um advogado
O livro traz o cotidiano de um estudante de Direito no primeiro ano de curso. É um retrato super detalhado do ambiente competitivo e da pressão que sofrem os estudantes. Ótima leitura para quem leciona ou acabou de se ingressar na faculdade.
Acima de qualquer suspeita
Ótima pedida para quem se interessa por tramas que se passam em tribunais, o livro narra a história de um promotor público que investiga o assassinato de uma advogada. A continuação do romance, “O inocente”, também foi lançada no Brasil.
O processo
Este é um livro de cabeceira para os advogados da área criminal.
A trama conta a história de uma pessoa que foi processada sem saber o motivo. A condenação absurda é uma bandeira contra a injustiça e a falta de qualquer direito de defesa. Obra prima de Franz Kafka, “O processo” também foi citado pelos advogados entrevistados pela pesquisa da Robert Half.
Um pilar de ferro
O romance histórico traz a trajetória pessoal e política de Marco Túlio Cícero, orador, escritor e político romano que trabalhou pela democracia e pela liberdade.
A casa soturna
Escrito por Charles Dickens na metade do século 19, o livro critica as leis por meio da história de um processo judicial interminável sobre uma herança e o impacto disso na vida dos herdeiros.
Bônus: Samantha Sweet, Executiva do Lar
É um livro leve, divertido, mas que faz refletir sobre as prioridades. A história é de uma advogada workaholic que trabalha em uma das maiores firmas de advocacia de Londres. Acostumada a lidar com contratos milionários e negociações complexas, descobre que não consegue manejar um aspirador de pó. Várias situações são bem cômicas, inclusive.
Justo o que eu procurava sobre advogados. Obrigada!