É inegável a importância do advogado para a sociedade. Independente do contexto econômico, são profissionais bastante requisitados. Por causa disso, não é de se espantar o número de pessoas que escolheram – ou escolhem – o Direito como profissão. E o que dizer da quantidade de escritórios de advocacia abertos em todo mundo?
Como a oferta de advogados no mercado é alta, a competitividade também acaba sendo bastante elevada. Para ser um profissional bem-sucedido ou ter um escritório rentável, é preciso se destacar. Pensando nisso, reunimos algumas estratégias dos profissionais e escritórios de advocacia mais bem-sucedidos para inspirá-lo a oferecer sempre o melhor serviço para seu cliente.
Quanto mais especializado, melhor
O advogado que conhece profundamente sua área de atuação é mais valorizado, recomendado e procurado. O segredo, portanto, está na especialização. Muito mais do que conhecer o Direito como um todo, é fundamental escolher um ramo e buscar ser a maior referência no assunto. O profissional recém-formado pode, inclusive, procurar por áreas mais novas e ainda pouco exploradas, como o Direito Digital ou de Inovação.
Networking é a palavra-chave
A criação e a manutenção de relacionamentos é fundamental para render novas parcerias e projetos de trabalho. Evite tratar o networking como uma mera formalidade ou obrigação. O processo tem que ser incorporado naturalmente no dia a dia. Uma relação deve puxar a outra, até que você não precise mais impor sua presença.
Cultive relações de confiança com bons profissionais, indique escritórios e amigos e estabeleça parcerias com áreas afins a sua. A colaboratividade é uma das principais características do trabalho em tempos de economia criativa.
E sim: o networking é uma via de mão dupla. Não crie relacionamentos apenas em benefício próprio. Lembre-se de que você também deve oferecer algo em troca e indicar. Se ainda é novo na área, a gente já deu várias dicas de como fazer networking.
Profissionalismo
Advogados e escritórios bem-sucedidos oferecem um atendimento de qualidade aos seus clientes. Eles procuram estabelecer uma relação de confiança. São transparentes durante todo o processo, cumprem o que prometem, não geram falsas expectativas e – mais importante – estão sempre disponíveis.
Um dos principais erros de quem está começando é prometer prazos impossíveis de serem cumpridos. E mais: garantir ganho de causa em certas ações, que nem são tão fáceis assim.
Lembre-se: o profissionalismo é a principal marca de um bom negócio. Estabeleça prazos reais, seja coerente, faça um trabalho de qualidade e informe o cliente sobre todos os detalhes do processo.
Saiba recusar um trabalho quando você não for capaz de cumpri-lo. É aí que o networking pode entrar em ação. Indique alguém competente para pegar o caso. Certamente, em uma próxima oportunidade é você quem será indicado.
Advogados de destaque são proativos
Antecipe-se aos problemas e tenha sempre uma solução para oferecer ao seu cliente. Informe sobre alterações no processo, esteja disponível e seja seu conselheiro.
Dessa forma, você demonstra que está atento, preocupado com o caso e, sobretudo, disposto a ajudar. Vale lembrar que essas atitudes permitem que você tenha planejamento, controle sua rotina e otimize seu trabalho.
Tenha um contador
O escritório de advocacia, como qualquer empresa, também visa o lucro. Por causa disso, contrate um contador. Esse profissional vai ajudá-lo a organizar suas finanças e fazer o planejamento financeiro do seu negócio. A maioria dos escritórios contam com funcionários que têm como especialidade a área contábil para analisarem a vida financeira e, assim, definirem o que pode ser melhorado ou modificado.
A tecnologia é fundamental
Por falar em otimização do trabalho, grandes escritórios de Advocacia, também utilizam – e muito – da tecnologia para facilitar sua rotina.
Perder tempo com atividades operacionais e repetitivas, como ficar se lembrando de compromissos ou procurando documentos e processos, é inaceitável. Já pensou que enquanto gasta tempo com essas tarefas bobas, você poderia estar cuidando melhor dos seus clientes ou prospectando novos casos?
Softwares jurídicos garantem mais agilidade e a integridade de todas as informações importantes. O Informador Fácil é uma opção ótima para consultar processos. Mas existem vários outros: para organizar tarefas, a agenda, documentos e até fazer o controle financeiro.
A administração financeira, aliás, é o tema do próximo post aqui no blog do Informador Fácil. Fiquem ligados, que voltamos na próxima quarta com várias dicas para você garantir sempre o melhor controle de suas finanças.
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)