A dinâmica do mercado mudou. A presença da tecnologia tem afetado a forma como os clientes buscam seus prestadores de serviço, e isso serve também para a advocacia. Assim, se levarmos em conta, além da revolução tecnológica, a grande concorrência entre os muitos advogados brasileiros, é importante que escritórios e profissionais autônomos comecem a pensar melhor em suas estratégias de marketing jurídico.
É claro que a advocacia, como uma profissão essencialmente não mercantil, precisa estar vinculada aos padrões éticos ditados pelo Código de Ética e Disciplina da OAB. Mas, mesmo estando impedida de veicular publicidade explícita, existem outras formas de aumentar a visibilidade, como a produção de conteúdo relevante e presença em redes sociais, que estão plenamente abarcadas pela legislação.
Assim, não fique para trás e confira essas 5 dicas para ganhar maior visibilidade para seu escritório!
Esteja presente nas redes sociais
Os brasileiros são fascinados por redes sociais, e o Facebook é a mais famosa e interessante delas. Por isso, faça uma página corporativa nesta rede e aproveite para divulgar dados básicos para seus clientes, como endereço, telefone, site, blog, além de notícias que sejam relevantes para seu público-alvo.
Busque também estar presente no LinkedIn, rede específica para o mercado de trabalho, além do Twitter, Google+ e YouTube. Mas planeje-se bem antes de fazer o perfil em cada uma dessas páginas, já que cada uma delas possui um público específico, que busca conteúdos de tipos diferentes.
Em todos os casos, cuidado para não fazer publicidade direta, como divulgar valores de honorários e dados sobre clientes, estas, sim, práticas vedadas pelo Código de Ética.
Mantenha um blog do seu escritório de advocacia
A criação e manutenção de um blog é uma das formas mais eficazes de se manter próximo de seus potenciais clientes. Isso porque através dele você poderá gerar, de modo prático e rápido, conteúdos informativos relevantes para seu público-alvo, tornando-se referência para os assuntos de sua especialidade.
Faça posts curtos, artigos e e-books e mostre para seu cliente porque você é o profissional que ele precisa para resolver suas questões. Esse contato constante pode se transformar em futuras oportunidades de negócio.
Grave podcasts e vídeos
Especialistas tem apontado os podcasts e os vídeos como a nova tendência para atrair a atenção do seu público-alvo. Isso porque eles são mais fáceis de serem consumidos (não dependem da leitura), além de mostrarem mais diretamente para seus clientes como você ou seus sócios são. Aproveite-os para alternar a forma como transmite conteúdo relevante, utilizando recursos de mídia mais atrativos.
Realize palestras e participe de seminários
Essa é ainda uma das melhores formas de manter-se conectado com seus pares e fazer um bom networking. Além de ser uma ótima forma de se manter como referência nos assuntos de sua especialidade, ao participar de tais eventos você ganha visibilidade entre seus colegas de profissão, os quais poderão considerar seu escritório de advocacia para futuras parcerias.
Aqui a tecnologia também vale! Os seminários online (webinars) estão ganhando muito espaço e têm como vantagem a possibilidade de atingir um maior público com um menor custo.
Tenha foco no seu cliente
Por fim, há ainda essa estratégia muito conhecida, mas que não pode ser jamais abandonada: o marketing de relacionamento. Nada do que for feito surtirá efeito se não for pensado com o fim de melhor resolver as questões de seus clientes. Um dos grandes defeitos de escritórios de advocacia é falar muito de si, sem se preocupar em realmente ouvir e entender as necessidades do seu público-alvo.
Aproveite as facilidades trazidas pela tecnologia para deixar o canal de comunicação com seu cliente sempre aberto: Skype, WhatsApp e e-mail, o que for melhor para ele. Essa ainda é a melhor forma de se conectar e fidelizar seus clientes, que, no futuro, poderão te indicar para outras pessoas que precisem de seus serviços.
Gostou dessas estratégias para melhorar a visibilidade de seu escritório de advocacia? Então complemente seu conhecimento e confira aqui 6 mitos e verdades do marketing jurídico!
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