Suits
Suits narra a história de Mike Ross, um brilhante estudante de Direito que, mesmo depois de abandonar a faculdade, consegue um emprego no renomado escritório de Harvey Specter.
A partir daí, nasce uma relação de cumplicidade; enquanto Mike aprende com Harvey os traquejos da profissão e percebe que é preciso ter algumas cartas na manga para se dar bem, Harvey confia a Mike um segredo que deve ser escondido dos demais advogados do escritório.
O caráter político das relações jurídicas, principalmente dentro dos grandes escritórios, é um dos pontos principais dessa série e é o que chama a atenção dos advogados.
How to Get Away With Murder
A estrela dessa série é a professora de Direito Penal e advogada criminalista Annalise Keating, que ensina aos estudantes como seus futuros clientes podem sair impunes de um homicídio.
Todos os semestres, a advogada escolhe 4 alunos para auxiliá-la nos casos de seu escritório. A trama fica cada vez mais intrigante quando os próprios alunos eleitos se veem envolvidos em um crime e percebem que as aulas serão indispensáveis.
Para o advogado, é interessante observar as estratégias de interpretação das leis ensinadas por Annalise e a forma como ela se utiliza de todas as brechas e lacunas possíveis da legislação para defender seus clientes.
Better Call Saul
Se você é fã de Breaking Bad, já conhece a figura de Saul Goodman. A série conta a história do passado do advogado, quando ele ainda era conhecido como James “Jimmy” McGill e tentava se firmar na carreira.
Decepcionado por ter perdido o emprego em um grande escritório, atende seus clientes em uma salinha nos fundos de um salão de beleza, onde se depara com um caso que muda sua trajetória: a fraude em um asilo. No entanto, Saul ainda terá de lidar com a relação problemática que mantém com seu irmão (e também seu ex-chefe), que parou de trabalhar por sofrer de uma doença rara.
Os advogados mais experientes vão se identificar com as dificuldades enfrentadas por Saul Goodman no início da profissão. E para os que estão começando, algumas lições poderão ser aprendidas. Além disso, a série ainda propõe debates interessantes sobre a ética na advocacia.
Law and Order – Special Victims Unit
Quando falamos em seriados sobre o Direito, Law and Order é um clássico. Suas várias ramificações, como New York, Los Angeles e Miami, prendem a atenção dos espectadores desde 1999.
A versão mais atual é a Special Victims Unit, focada em crimes sexuais, que são investigados por uma equipe especializada nesse tipo de delito. A cada episódio, um novo crime é desvendado, muitas vezes baseado em fatos reais.
Para advogados que trabalham ou que têm interesse pelos casos que envolvem crimes sexuais, a série é uma ótima pedida, em especial para analisar como funciona a acusação.
The Good Wife
Após a prisão do marido, a advogada Alicia Florrick retorna à profissão, para sustentar os filhos adolescentes. Ela vai trabalhar no escritório de um antigo colega de faculdade e tem de lidar com os desafios que permeiam o dia a dia competitivo da advocacia, desde a relação com os clientes até o trabalho nos tribunais, ponto de interesse de muitos advogados da atualidade.
Aclamada pela crítica, The Good Wife propõe ainda uma discussão bastante em voga nos dias de hoje: a posição da mulher no mercado de trabalho.
Boston Legal
A série mostra o trabalho dos advogados de um famoso escritório de Boston, focado na defesa de crimes polêmicos e muito contemporâneos, como consumo de drogas, aborto e escândalos da mídia.
Deny Crane e Allan Shore são os protagonistas desse seriado e se destacam pela retórica apurada, que é um atributo essencial para a profissão de advogado, principalmente na defesa.
Gostou da nossa lista de seriados que todo advogado deve assistir? Assiste a alguma outra série? Compartilhe nos comentários!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)