Ser advogado é ter uma das profissões mais desafiadoras que existem. Os desafios começam desde o início da carreira e nunca cessam. Primeiro, enfrenta-se a OAB. Depois, as atualizações constantes para acompanhar leis que estão sempre sendo modificadas. Além disso, vive-se a vida sob pressão, por lidar constantemente com prazos, e com a mais desafiadora das missões: a captação de clientes, dentro dos limites do Código de Ética e Disciplina da OAB.
Sem a captação, o trabalho não pode se manter, e, portanto, esse é um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais.
Confira no post de hoje as melhores formas de captar clientes na advocacia!
1. Tenha um site e faça bom uso de redes sociais
Hoje em dia, não ter nenhuma identidade virtual pode ser considerado como não existir, e, sem “existir”, você obviamente não poderá ser encontrado por clientes em potencial. A verdade é que, atualmente, milhares de pessoas procuram na internet a solução para diversos problemas — sejam problemas jurídicos ou não — e é nessa busca que poderão chegar até você.
Além disso, ao ter uma página que forneça informações e conteúdo interessante, você transmite autoridade e conhecimento, além de poder atrair clientes interessados e com dúvidas sobre os temas tratados.
Faça também bom uso das redes sociais. LinkedIn e páginas de Facebook, por exemplo, podem ser grandes aliados na divulgação de seu trabalho.
2. Cadastre seu escritório no Google Places
Pelo mesmo motivo citado no tópico acima, cadastrar seu escritório no Google Places é um fator essencial para que ele seja encontrado e, consequentemente, você consiga captar clientes na advocacia: não estar no Google Places pode ser entendido por muitos clientes em potencial como simplesmente não existir.
Vários desses clientes, aliás, poderão procurar escritórios em sua região, ou em alguma região específica, e deixarão de encontrar o seu, caso não esteja cadastrado. Portanto, não perca a oportunidade de cadastrá-lo e facilitar ainda mais o processo de captação de clientes.
3. Fidelizar é ainda mais importante do que captar clientes na advocacia
Tratar bem os clientes que você já tem e prestar o melhor serviço possível não é apenas uma forma de mantê-los, mas de atrair ainda mais clientes. Afinal, o “boca a boca” é a forma mais efetiva de captar clientes na advocacia. Seus clientes terão apenas bons comentários a fazer e estarão ainda mais motivados a recomendá-lo a amigos, parentes e conhecidos.
Uma experiência positiva e um trato agradável farão com que seu cliente se lembre de você sempre que alguém pedir recomendação de algum advogado e o recomende com prazer, além de confiança.
4. Tenha um cartão de visitas
Esse é um dos métodos mais tradicionais de se captar clientes na advocacia e, não à toa, o que mais perdura. Ter um cartão de visitas sempre à mão é uma forma de divulgar seu trabalho de maneira rápida e fácil e, muitas vezes, em situações inesperadas.
Iniciou uma conversa com alguém no metrô, por exemplo, e a pessoa mencionou algum problema em que você pode ajudá-la? Você poderá entregar seu cartão de visitas, caso o tenha à mão.
5. Mantenha uma boa rede de contatos
Manter contatos, seja da faculdade, pós-graduação, estágio, trabalho ou outros círculos, poderá ajudar você a formar boas parcerias e, assim, atrair clientes, muitas vezes por indicação de um ex-colega de turma. Investir em networking é essencial para aqueles que desejam seguir na advocacia.
6. Especialize-se e tenha foco em um tipo de cliente
Um escritório que não tenha nenhuma especialidade poderá, em vez de atrair mais clientes, afastar muitos que procuram soluções para problemas mais específicos e complexos. Além disso, a gestão de processos torna-se muito mais difícil quando se lida com diversas áreas do direito, diversos tipos de clientes, diversas classes sociais e diversos temas.
Não decidir se você se especializará no atendimento de pessoas jurídicas ou pessoas físicas, por exemplo, pode dificultar o atendimento de ambas, além de dificultar sua vida e a administração de todos os processos.
Gostou das dicas sobre captação de clientes? E você, qual seu método preferido para captar clientes na advocacia? Compartilhe conosco nos comentários!
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