O número de processos jurídicos no Brasil vem crescendo aceleradamente, fator que tem sobrecarregado grande parte dos advogados e do aparato judicial. Este último se encontra afogado em dunas de processos que se arrastam por anos — e essa lentidão se dá, em grande parte, por conta da má gestão de processos e dados.
Nesse sentido, a internet tem sido uma ferramenta indispensável para o poder judiciário em diversos países do mundo. Daqui pra frente, os processos e petições tendem a ser digitalizados e arquivados em espaços digitais.
No artigo de hoje, listamos os aspectos mais importantes na realização da gestão de processo jurídico em um escritório de advocacia. Confira!
1. Por que fazer a gestão de processo jurídico em um escritório de advocacia
Para que prazos e informações não sejam perdidos, é essencial realizar um armazenamento cuidadoso, que permita o controle criterioso dos processos.
Com o aumento dos serviços, não é raro que os escritórios de advocacia possuam dezenas (ou até centenas) de colaboradores e processos, de modo que torna-se inviável a memorização de todos os dados.
Tal fator exige que as firmas de advocacia estejam sempre preparadas para lidar com um número cada vez maior de processos. É necessária, portanto, a implantação de um sistema de gestão que armazene adequadamente as informações de cada processo, facilite sua localização, o acesso aos dados e o armazenamento.
2. Como fazer o gerenciamento dos processos
Diante do contexto descrito acima, evidencia-se a necessidade de revisão da atividade judicial e de renovação por meio de novas tecnologias, capazes de atender à crescente demanda dos escritórios. Entre as atividades recomendadas, estão:
- Registro dos dados de processos;
- Controle da movimentação processual;
- Controle de tarefas e da agenda;
- Agilidade na troca de informações.
Lembre-se que estamos entrando na era do processo digital, e é necessário acompanhar as recentes inovações tecnológica nesse campo para que nosso sistema judiciário não fique defasado em relação aos demais países.
3. Softwares e outras ferramentas digitais
As tecnologias, em específico um software, são capazes de dinamizar o processo e de aumentar a produtividade no sentido de agilizar a gestão processual.
Para que um escritório de advogados possa manter um bom desempenho no gerenciamento de processos, é necessário contar com ferramentas digitais, como softwares de gestão capazes de auxiliar no armazenamento e interpretação dos dados.
Claro que não adianta apenas investir em um programa e esperar que ele faça tudo sozinho. É necessário, também, investir em novas áreas do conhecimento, como marketing e administração, por exemplo.
Esse crescimento no número de processos e a consequente necessidade de implementação de um sistema de gestão dos mesmos, criou uma nova categoria de trabalho no mundo do direito: o gestor de departamento jurídico, ou seja, um colaborador cuja função é cuidar da gestão dos processos de escritório.
O que você achou do nosso artigo sobre a importância da gestão de processo jurídico em um escritório de advocacia? Que tal fazer um teste gratuito do nosso software de gestão? Entre em contato conosco e agende já o seu!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)