Legalizar o escritório é dever de todo profissional ético que possui perspectivas de crescimento, mas muitas dúvidas surgem na hora de criar uma sociedade de advogados. Será que vale a pena? Há redução de custos e riscos? Quais são os benefícios da integração?
A sociedade de advogados corresponde a uma sociedade voltada para o desempenho de atividades intelectuais, não se confundindo com os tipos previstos no Código Civil. Sua personalidade jurídica é obtida com o devido registro nos quadros da OAB.
Constituir ou não uma sociedade é uma dúvida que passa pela cabeça até mesmo de profissionais mais experientes. Desde o aumento da força de trabalho até a redução de despesas, podemos afirmar que uma sociedade pode ser altamente benéfica para seus participantes.
Se você também compartilha de tais dúvidas, este post foi feito para você! Conheça as 3 principais vantagens que você terá ao criar uma sociedade de advogados e entenda se é essa a melhor opção para a sua carreira.
1. A sociedade de advogados permite o networking com outros advogados
Advogar por conta própria representa real limitação na força de trabalho e entrosamento com demais profissionais na área, já que você conta somente com a sua própria experiência.
Ao criar uma sociedade de advogados, tal força aumenta, bem como os contatos e o networking que advém da maior interação com os demais operadores do direito. Dessa maior comunicação, podem surgir novas indicações, contratos e parcerias, constituindo uma das maiores vantagens de trabalhar com sócios.
2. Reduz custos na área fiscal
Unir forças é também um excelente fator para diminuir despesas com arrecadação, sobretudo na área fiscal. Em uma sociedade de advogados, é possível optar pelo regime mais adequado para o negócio: entre o SIMPLES, lucro presumido ou real e praticar o recolhimento apenas de tributais essenciais para a manutenção das atividades.
Além disso, as margens para alíquotas praticadas para as sociedades de advogados podem ser menores do que aquelas determinadas para profissionais liberais que atuam por conta própria.
3. Autoriza a participação de todos os advogados nos lucros
Na sociedade de advogados, as despesas fixas de todo o escritório dilui-se nas contas do negócio e é arcada em partes iguais por todos os sócios, de forma a acabarem se tornando mais baixas do que para um advogado que atua sozinho. Da mesma forma, os lucros são divididos de forma justa e equânime, de acordo com o número de quotas de cada integrante.
Outra grande vantagem das sociedades de advogados assim é que, após sua constituição, o lucro apurado é igualmente distribuído entre os sócios. Sobre o valor distribuído, não incide nenhuma cobrança relativa a Imposto de Renda da pessoa física de cada um.
Não obstante, sociedades de advogados podem participar de licitações, o que não é autorizado para advogados que atuam por conta própria.
Agora que você entendeu quais são as vantagens de se criar uma sociedade de advogados, já está convencido de que essa pode ser uma boa opção para sua carreira? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)