Hoje o Brasil conta com 750 mil advogados e mais de 1,5 milhão de bacharéis em Direito. Até 2018, espera-se que o país tenha 1 milhão de advogados. Com esse cenário, é preciso conhecer quais são os perfis de advogados que mais são contratados por escritórios ou clientes diretos.
Os profissionais dessa área que se destacam são aqueles que conseguem aliar as competências adquiridas na universidade com outras que podem ser desenvolvidas ao longo da carreira.
Mas quais seriam essas características? Acompanhe este artigo e conheça os quatro perfis de advogados que mais chamam a atenção do mercado de trabalho.
1. Comunicativo
Esse perfil de advogado é requerido tanto para defender causas de clientes milionários quanto de pessoas de baixa renda. O profissional comunicativo consegue ser claro e objetivo a ponto de explicar satisfatoriamente como está o andamento do processo na justiça para os dois tipos de clientes.
Ele adapta os termos jurídicos para que seus clientes consigam entender os aspectos da causa, criando confiabilidade e fidelização. Em outras palavras, o profissional com essa capacidade tem o dom de manter uma comunicação eficaz.
Além disso, o advogado comunicativo ganha o cliente pela empatia. Ele sabe ouvir e faz as perguntas corretas para elaborar o processo. Esse perfil é ideal para profissionais em início de carreira e para todos aqueles que precisam ampliar sua cartela de clientes.
2. Interdisciplinar
O mercado de trabalho de advocacia tem demandado por profissionais com uma visão global sobre questões complexas. Por isso, o perfil interdisciplinar é tão querido pelas empresas e clientes. Este advogado tem formação global, com conhecimentos em finanças, contabilidade, administração e economia.
Ele possui uma boa percepção sobre o mundo dos negócios, o que lhe dá a possibilidade de atuar como um gestor de assuntos jurídicos de sucesso. O advogado que se encaixa nesse perfil também tem conhecimentos de tecnologia, dominando softwares jurídicos e sabendo fazer gestão de dados em escritórios de advocacia.
3. Confiante
Ao defender uma ação no tribunal, o advogado que começa a titubear ou incorpora uma fala esvaziada e repetitiva dificilmente consegue conquistar novos clientes. Um dos melhores perfis de advogados é aquele que tem confiança.
Este profissional é articulado e seguro para argumentar pelo cliente. Ele não aceita pegar causas que não se sente à vontade para defender. Este perfil tem alto grau de fidelização de clientes, uma vez que transmite competência a eles.
4. Prestativo
Escritórios de advocacia e clientes diretos se interessam bastante por profissionais que demonstram presteza. Esta característica está naquele advogado que trabalha com prontidão para resolver dúvidas dos clientes. Por exemplo, ele utiliza diversos recursos digitais para se manter conectado com o cliente.
Por isso, é sempre uma boa ideia lançar mão de recursos tecnológicos como WhatsApp, Skype e Hangouts para sanar dúvidas de seus clientes. No entanto, é importante que você reserve um tempo para se dedicar a isso, evitando que a sua vida pessoal seja invadida pelas questões do trabalho.
Esses são os quatro perfis de advogados mais cobiçados pelo mercado. Para você se destacar ainda mais, mantenha sua rotina bem planejada. E não se esqueça de garantir que seus clientes saibam do andamento dos processos.
E você, com qual desses perfis de advogados se identifica mais? Deixe seu comentário!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)