Existem alguns segmentos profissionais que exigem um pouco mais de cuidado e estratégia na hora de fazer merchandising. Certamente, uma dessas áreas é o Direito, considerada extremamente sério e sisudo. Porém, isso não quer dizer que seja possível fazer um excelente marketing jurídico.
Com algumas ações bem orientadas e um maior conhecimento de causa, é possível evitar os erros mais comuns que são cometidos nesse ramo tão competitivo.
Ficou interessado? Então confira agora os 5 erros que você não pode cometer ao investir em marketing jurídico!
1. Não determinar um público-alvo
Não determinar o público-alvo é um erro grave em qualquer ramo de atuação, mas, no meio jurídico, isso pode ser ainda mais prejudicial. Ainda que você não precise limitar o seu escritório a apenas um tipo de especialidade, mostrar que os profissionais ali são eficazes em determinadas causas é essencial.
Isso dá muito mais segurança para os clientes e contribui para tornar a empresa uma referência. Para isso, você precisa levar em conta a demanda local, as especializações dos advogados, os cases de sucesso e as áreas novas ou que estão tendo grande procura no mercado.
2. Entender o Código de Ética da OAB como uma barreira
Outro erro grave que vem sendo cometido no marketing jurídico é entender o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil como uma barreira ou limitação. Na realidade, o capítulo IV dos artigos 28 a 34, que determinam como a divulgação pode e deve ser realizada, precisa funcionar como um norte, um guia.
Embora proíba propagandas ostensivas em redes de TV e rádio, a determinação abre um leque imensurável de oportunidades para fidelizar clientes e atrair novo público. Quem souber interpretá-lo da melhor forma, certamente, vai largar muito na frente da concorrência.
3. Possuir um site desatualizado
Nos dias de hoje, boa parte das pessoas utiliza a internet para procurar por produtos, serviços e soluções para os seus problemas. Dentro desse contexto, portanto, ter um site desatualizado é um erro crasso de marketing digital.
Sua página precisa ser atualizada constantemente e ter um design sóbrio e funcional. No meio do direito, não há muito espaço para descomedimentos e excessos. Outro ponto fundamental é disponibilizar todas as formas de contato, tanto digitais quanto as tradicionais.
4. Menosprezar o poder das redes sociais
As redes sociais são outra estratégia importante de marketing jurídico que você jamais deve menosprezar. Embora devam ser utilizadas com moderação e parcimônia, essas mídias podem ser bem poderosas na captação e fidelização do público.
Um perfil profissional do advogado ou do próprio escritório no Facebook, por exemplo, é essencial. Essa é a rede com maior número de usuários no planeta e serve para aumentar a conectividade e ampliar os níveis de inteiração com clientes em potencial. As pessoas anseiam por interação e sempre estão em busca de respostas rápidas e de fácil acesso, em todos os canais possíveis.
Já o LinkedIn é mais voltado para o meio corporativo e a ampliação do networking. Por meio dessa mídia, será possível contatar outros bacharéis, conhecer outras empresas do ramo e até firmar novas parcerias digitalmente.
Agora que você já sabe quais são os principais erros que você não pode cometer no marketing jurídico, ficou mais fácil planejar sua estratégia, não é? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários e participe!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)