Como se trata de uma ciência que acompanha as transformações sociais, o Direito é mutável e se reinventa o tempo todo. O resultado disso é o surgimento de novas áreas de atuação, ou maior demanda por algumas especialidades jurídicas.
Para se destacar no mercado e alcançar uma carreira bem-sucedida, é estratégico antecipar as tendências e acompanhar essas transformações.
Pensando nisso, o Informador Fácil, reuniu os cinco ramos do Direito em ascensão.
Direito Digital
A evolução da tecnologia e a popularização da Internet aumentaram a demanda por serviços jurídicos dessa natureza, transformando o Direito Digital em uma área em plena ascensão. Já falamos dela no blog, lembram?
Esse crescimento acabou estimulando a promulgação de uma lei específica para a área. Criado em 2014, o Marco Civil da Internet estabelece direitos e deveres dos usuários, provedores, governos e provedores em todas as relações online.
E o campo é fértil, já que surgem diversos problemas dessas relações, como responsabilidade civil e criminal, neutralidade da rede, regulação, dentre outros. Com a proximidade das eleições e a exposição de candidatos nas redes sociais, esses questionamentos só tendem a crescer.
Leia e atualize o máximo que puder sobre o assunto.
Petróleo e Gás
A exploração do Pré-Sal por meio do leilão de lotes de exploração e a privatização de companhias energéticas, como a Eletrobrás e a Cemig, aumentam a demanda nas áreas consultivas e contenciosas. Afinal de contas, o processo de regulação acaba gerando dúvidas e questionamentos na exploração e contratos de concessão.
Tributário
O mercado se transformou muito ao longo dos anos. O consumo se digitalizou, os mecanismos de tributação também estão automatizados. É preciso, portanto, que as empresas, contribuintes e órgãos públicos acompanhem essas mudanças. E mais: contem com advogados especializados em Direito Tributário conscientes dessas transformações tecnológicas e, principalmente, atentos às nuances de todas as transformações.
O problema é que ainda são poucos os profissionais especializados nesse ramo. Com isso, o Direito Tributário acaba se tornando uma das áreas mais aquecidas do mercado jurídico. Os profissionais são disputados a tapas pelas empresas, inclusive.
Interessou? É fundamental ter inglês fluente e conhecimentos sólidos em finanças e contabilidade. Essa última qualificação pode ser obtida através de curso de graduação ou pós-graduação na área. Para saber mais, é só ler esse artigo do Informador Fácil, totalmente focado no Direito Tributário.
Trabalhista
A reforma nas leis trabalhistas certamente vai acabar gerando dúvidas e questionamentos na sociedade civil. Por causa disso, é bem provável que, assim que entrar em vigor em novembro, acabe aquecendo a procura por advogados especialistas no caso.
Além disso, com a crise econômica muitas empresas iniciaram um programa gigante de demissões. A situação acabou fazendo com que o advogado especialista em Direito Trabalhista se tornasse bastante requisitado.
Previdenciário
O mesmo vale para o Direito Previdenciário. Caso a Reforma da Previdência volte à votação e seja aprovada, é bem provável que a demanda por esses casos jurídicos aumente muito nos próximos anos.
Sem contar no crescimento da população de idosos devido a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros nos últimos anos. Não faltarão, assim, indicação do caminho mais vantajoso para se aposentar, e até mesmo demandas para discutir as novas regras.
Direito da Inovação
Esse ramo analisa situações relacionadas a novas práticas, produtos, desenhos e processos nas empresas. Como os investimentos na área de inovação tecnológica cresceram muito nos últimos anos, o interesse pela legislação que abarca esse assunto também aumentou bastante.
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)