Muito além de saber lidar com clientes, ser um exímio conhecedor das leis e ter uma boa estrutura, todo advogado responsável por um escritório de advocacia deve ter uma boa noção dos conceitos de gestão. Afinal, não basta ser um bom profissional das leis sem ser um bom gestor.
Para saber mais sobre as habilidades necessárias para conduzir um empreendimento, é possível fazer cursos de especialização, participar de encontros e workshops e ter sempre à mão fontes de conhecimento. Foi pensando em te ajudar nessa missão que listamos aqui uma série de livros sobre gestão de empresas para você se inspirar e gerir melhor o seu escritório. Confira!
A estratégia do oceano azul, Chan Kim e Renée Mauborngne
Nada mais tranquilo do que um oceano azul, calmo, sem tormentas ou ressacas. Esse livro se tornou um best-seller, com mais de 2 milhões de unidades vendidas, ao mostrar como é possível criar um negócio seguro e exclusivo através de práticas como a procura de novas alternativas de mercado e fidelização de clientes.
O verdadeiro poder, Vicente Falconi
O livro é fruto da experiência de Vicente Falconi como conselheiro de grandes empresas, como a AmBev, e traz de maneira didática exemplos de ações e hábitos que fizeram dessas companhias verdadeiras referências em crescimento sustentável. “O Verdadeiro Poder” ainda narra projetos desenvolvidos pelo autor junto ao poder público e consultores do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG).
O efeito momento, Jean-Claude Larréché
Com o subtítulo “como promover o crescimento excepcional da sua empresa”, Larréché usa uma linguagem provocativa para mostrar que a capacidade de gerar lucro de uma empresa depende do cuidado extremo com os clientes, através de boas ofertas de preço, por exemplo. A obra ainda traz dados de uma pesquisa de 12 anos que envolveu as 350 principais companhias do mundo.
Empresas Feitas para Vencer, Jim Collins
Seu escritório de advogacia é bom? O autor Jim Collins mostra nessa obra como elevar o seu negócio ao patamar de excelência! O livro traz cases de companhias de capital aberto que se destacaram ao longo de 15 anos de pesquisa e lista seis pontos fundamentais para qualquer empreendimento atingir o sucesso, todos baseados na ideia de disciplina para chegar à qualidade perfeita.
Competindo pelo futuro, Hamel e Prahalad
O foco desse livro é a importância do planejamento estratégico de longo prazo. Hamel e Prahalad mostram que mais que se adaptar às mudanças do mundo dos negócios, é preciso antecipar tendências para se manter sempre no topo. Para isso, trazem uma série de boas práticas para que o plano de negócios do seu escritório de advocacia seja efetivo e traga bons resultados de forma constante.
Marketing de Guerrilha, Jay Conrad Levinson
Nesse clássico de 1984, Levinson aborda o conceito de marketing de guerrilha, uma maneira extremamente eficiente para pequenas empresas promoverem o seu negócio. O livro aborda táticas que vão além da publicidade tradicional e atraem novos clientes através de ações diretas de divulgação. Uma pérola que está cada vez mais relevante com o crescimento do marketing via internet.
Já leu alguma dessas obras? Você conhece mais algum livro sobre gestão de empresas que não está presente na nossa lista? Compartilhe conosco!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)