Escolher uma secretária para trabalhar no seu escritório de advocacia pode parecer uma tarefa muito difícil em um primeiro momento. Mas na verdade pode se tornar mais simples se você conseguir definir um perfil ideal para assumir essa função.
E vale lembrar que a importância dessa profissional vai além do serviço do dia a dia, pois ela será o primeiro contato que seu cliente terá com sua empresa — e isso afetará diretamente a sua imagem e reputação.
Mas como contratar uma secretária? Essa e outras respostas você vai encontrar neste post:
Qual a melhor maneira de anunciar a vaga?
Para iniciar o processo de recrutamento, deve-se definir como será anunciada a vaga. Grande parte das empresas começa a pedir indicações dos próprios funcionários, de amigos ou parentes. Veja se conhecem alguém com disponibilidade de trabalhar e que tenha boas referências. Converse também com outros colegas de profissão que poderão fazer ótimas indicações de secretárias que já trabalharam com eles. Por meio da sua rede de contatos, é possível encontrar bons perfis para o cargo.
Outra forma de encontrar uma secretária é por meio dos anúncios em jornais ou serviços online de recrutamento. Mas tome cuidado ao usar essas ferramentas, pois você vai receber inúmeros currículos que, em muitos casos, não se enquadrarão no perfil desejado. O processo de escolha exigirá mais tempo para filtrar e selecionar as melhores candidatas para a entrevista.
Como contratar uma secretária?
O perfil ideal de uma secretária deve ser encontrado a partir da análise das competências. Após a seleção dos currículos, a candidata deverá passar por uma entrevista que vai avaliar a sua capacidade de comunicação, postura, experiência na área e até mesmo conhecimento dos assuntos jurídicos.
É importante que no dia da entrevista seja aplicada uma prova de português ou uma redação para verificar se ela escreve bem e corretamente. Outra competência fundamental é a aptidão com a tecnologia. A pessoa deve ter conhecimento de informática, já que usará e-mail e terá acesso ao site de acompanhamento de processos judiciais.
Quais são as qualidades ideais de uma secretária?
Em primeiro lugar, uma boa secretária deve ser educada. Nada melhor do que ser recebido no escritório com um simpático bom dia, um café ou uma água, não é? Para lidar com os clientes e atender ao telefone, é preciso saber ouvir bem, ter paciência e ser cordial em todos os momentos.
Outra importante qualidade é o cuidado com as informações. A secretária deve anotar os dados pessoais dos clientes para marcar horários com o advogado.
Discrição e pontualidade são outras duas características essenciais para uma boa secretária. O comportamento discreto e o compromisso com o horário são pontos favoráveis que se pode identificar logo na entrevista. Para completar esses atributos, a profissional deve ser proativa e eficiente, à disposição para esclarecer qualquer dúvida, explicando com clareza às informações e ser ágil na solução de problemas.
Agora que você já aprendeu como contratar uma secretária, tem alguma dúvida ou outra dica para compartilhar? Deixe seu comentário e conte para nós!
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