O que é melhor: concurso ou escritório de advocacia?

Uma das vantagens de quem atua na área jurídica é o grande leque de oportunidades de trabalho que podem surgir. Um profissional formado em Direito pode ser um advogado autônomo, trabalhar um escritório de advocacia como associado, ser um correspondente jurídico, prestar concursos públicos, trabalhar em setores jurídicos de empresas maiores… E isso são apenas alguns exemplos de carreira que esses profissionais podem seguir!

Dentre todas essas possibilidades, a advocacia e os concursos públicos para advogados são os caminhos que mais dividem os profissionais que atuam nesse ramo e, muitas das vezes, esse dilema é bem difícil de resolver. Não há como escolher qual carreira é a melhor ou pior, pois tudo depende do seu perfil e quais são seus objetivos de vida.

Se você enfrenta essa dúvida de qual carreira seguir, confira algumas dicas sobre essas áreas para você ver qual mais se encaixa melhor no seu perfil:

Estabilidade

Após três anos de prestação de serviço público contínuo, os servidores que ingressaram no quadro de pessoal mediante concurso adquirem a chamada estabilidade, que é a garantia de permanência no serviço, ao menos que haja processo judicial ou administrativo do qual não caiba mais recurso e que culmine em aplicação de pena de demissão — mediante avaliação de desempenho insuficiente ou para redução de despesa com objetivo de adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal.

É evidente que tais hipóteses de perda do cargo público são relativamente incomuns e difíceis de acontecer, motivo pelo qual a estabilidade tem atraído muitos candidatos que preferem seguir a carreira púbica a se aventurar no mundo de um escritório de advocacia.

Carreira e futuro

Assim como o ponto forte da carreira pública é a estabilidade, a advocacia tem como vantagem a possibilidade de maior progressão de carreira em menos tempo. No setor público, é muito comum que os servidores fiquem anos e anos a fio estagnados em suas carreiras ou que tenham progressões irrelevantes. Já na área privada, seja em um escritório de advocacia, como associado ou autônomo, o advogado tem chances muito maiores de crescimento salarial e em sua carreira e isso é preponderante na escolha de qual área seguir.

Remuneração

Se comparado à advocacia, o serviço público tem, no curto prazo, um padrão de remuneração relativamente maior, sobretudo se tivermos como comparação os advogados em início de carreira. Contudo, a chance de você ter altos salários e enriquecer advogando é muito maior, pois a carreira pública dificilmente terá um bom quadro de progressão de vencimentos.

Em um escritório de advocacia, o advogado com alguns anos de experiência já ultrapassa o padrão médio de vencimentos dos servidores públicos com mesma formação, isso sem falar que os advogados ganham duplamente em cada causa jurídica que patrocinam: seja por meio dos honorários cobrados de seu cliente para ingressar com a demanda judicial, ou dos honorários de sucumbência que são pagos ao advogado pela parte perdedora do processo toda vez que ele vence a causa.

Formação acadêmica

O tipo de formação acadêmica também segrega as duas carreiras. Um profissional que almeja seguir a carreira dos concursos públicos deve ter uma formação mais abrangente, com foco em disciplinas como Direito Administrativo e Constitucional. Por sua vez, aqueles que desejam se tornar bons advogados devem se especializar cada vez mais em suas áreas de atuação, por meio de especializações ou pós-graduações.

E aí, gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário abaixo e assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!

Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-13T22:09:55+00:00 julho 9th, 2015|Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)