Escritórios de advocacia: 7 dicas para aumentar a produtividade

Se dar início a um escritório de advocacia é uma tarefa complicada, imagine levá-lo ao sucesso profissional? Existem diversos fatores que promovem o reconhecimento do escritório no meio jurídico e o fazem crescer, e boa parte deles está diretamente ligada ao conjunto de boas práticas e demais táticas que elevam a produtividade do escritório.

Quer ter melhores resultados no seu negócio e ganhar destaque no mercado? Confira agora 7 dicas para deixar seu escritório de advocacia mais produtivo!

Avalie os pontos fracos do grupo

É importante entender o que seu escritório faz bem e em que pode melhorar. Para fazer isso, reconheça as fraquezas e inaptidões que influenciam negativamente a produção e busque aperfeiçoar esses aspectos através de cursos, leituras e métodos de otimização das atividades.

Tenha uma boa gestão de tarefas

É importante fazer uma lista dos afazeres diários pela manhã ou no dia anterior, colocando em ordem todas as diligências, reuniões e iniciativas que devem ser cumpridas naquele dia ou semana. É bastante válido montar um plano de enfrentamento das tarefas, criando uma hierarquia por urgência e prioridade. Dessa forma, você organiza a agenda de forma eficiente.

Resolva eventuais problemas prontamente

Se algum cliente o procurou com uma dúvida ou existe uma conta com vencimento chegando, não adie a solução do problema: procure resolver as pendências imediatamente. Você não vai se sentir apertado e vai liberar sua agenda profissional (e pessoal) para preocupar-se com as coisas mais importantes, tendo tempo suficiente para tratar delas.

Faça pausas para descansar

Muita gente acha que para aumentar a produtividade é preciso trabalhar sem parar. Porém, se você não fizer intervalos, vai acabar cansando a mente e o rendimento cairá. Crie momentos de pausa entre algumas atividades, sobretudo aquelas mais cansativas e complexas, e não precisa ser nada muito demorado: apenas o tempo suficiente para tomar um café, dar uma volta no ambiente ou na rua, e retomar as tarefas do dia depois. Arejar a cabeça é muito importante para dar novo fôlego ao trabalho.

Fuja dos tomadores de tempo

Nada de redes sociais, e-mails pessoais ou joguinhos on-line no escritório! Sem que você perceba, esses passatempos tomam muito do seu tempo, que deveria ser dedicado ao trabalho. Se você realmente precisa ver algo pessoal na internet ou de um breve instante de lazer, faça isso nos momentos de pausa para não comprometer a qualidade do seu serviço.

Utilize softwares e aplicativos on-line

Cada vez mais, as pessoas têm usado os dispositivos móveis e seus recursos para agilizar e aparelhar as rotinas de trabalho. Você pode adotar um software de gestão, por exemplo, para organizar os arquivos, os dados e encontros com os clientes, além das cópias de processos; controlar prazos, listar lembretes e arranjar as publicações nos diários oficiais; e aproveitar as funcionalidades da ferramenta para armazenar documentos na nuvem, fazer cópias digitais de processos ou estabelecer conexões de videoconferências com clientes e parceiros.

Estabeleça metas de produção para o escritório

Um dos grandes segredos da produtividade é manter-se motivado para cumprir o que há pela frente. Portanto, reavalie o que o escritório fez nas semanas ou meses anteriores e pense em estratégias para produzir ainda mais. Crie metas para crescer de forma constante e avançar nas áreas em que ainda podem ser aperfeiçoadas.

Quais são as práticas que seu escritório adota e que estão dando certo? A baixa produtividade tem sido um empecilho para o crescimento de seu negócio? Deixe aqui o seu comentário e aproveite para assinar nossa newsletter e acompanhar outras dicas como essas!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-14T16:10:31+00:00 agosto 15th, 2015|Advocacia, Escritório|2 Comentários

2 Comentários

  1. Eduardo Costa dezembro 2, 2015 at 1:12 pm - Reply

    Bom artigo.

  2. Amei, obrigada!

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)