É claro o conteúdo do art. 5º do Código de Ética e Disciplina da OAB: “o exercício da advocacia é incompatível com qualquer procedimento de mercantilização”. A meta do advogado deverá ser, continuamente, a busca de soluções justas para as demandas de seus clientes. O problema é que não há como manter as atividades advocatícias de um escritório sem receber o ajustado pagamento pelos serviços jurídicos, o que, nessa passagem, não condiz com qualquer forma de cobiça enorme ou abuso licencioso.
Na verdade, uma das grandes causas que atrapalham o equilíbrio orçamentário de um escritório de advocacia é feito pelos clientes: a falta de pagamento. Quando ocorre esse problema, você se torna menos capaz de pagar os funcionários e cobrir as despesas administrativas corriqueiras. O que você pode fazer evitar isso? Veja agora como diminuir a inadimplência no seu negócio:
Estabeleça um contrato para o serviço prestado
Qualquer que seja o serviço que você vai prestar ao cliente, elabore um contrato onde sejam estabelecidos não só a extensão do seu trabalho, mas também o preço para cada coisa. No documento, exponha detalhadamente tudo o que vai fazer e os valores por cada tipo de tarefa ou diligência.
Forneça nota fiscal aos clientes
Vários advogados deixam de fornecer notas fiscais para sua clientela. Todavia, esses documentos são úteis para que os clientes obtenham descontos nas suas declarações de Imposto de Renda — o que não justificaria, em parte, o não cumprimento de suas obrigações para com o seu escritório.
Facilite ao máximo o pagamento
Uma importante dica para receber mais rápido e dentro do que foi combinado é não dificultar o pagamento do cliente. Uma boa maneira de fazer isso é dividindo o valor em várias parcelas — você pode, inclusive, cobrar uma entrada —, ou dependendo do caso, oferecer descontos para pagamento adiantado. E em relação às formas de pagamento, procure criar uma dinâmica que torne viável a cobertura por vários meios, como depósitos em conta-corrente, transferência, cheque ou outras modalidades que achar conveniente.
Lembre seu cliente do vencimento das contas
Há pessoas que realmente se esquecem de fazer os pagamentos, sem agir por má-fé. Débitos que não fazem parte da rotina da pessoa, então, facilmente podem passar despercebidos. Quando estiver perto de receber, recorde os clientes de sua obrigação, mas seja cordial e assertivo — mande um e-mail, por exemplo.
Saiba cobrar as contas vencidas
Não deixe de fazer cobranças das contas que já venceram, porém, tenha um procedimento de exigência que não seja deselegante: busque o contato indireto, de novo através de e-mails e chamadas telefônicas gravadas para não correr o risco de se indispor no contato direto com a pessoa. E não deixe passar muito tempo: faça a cobrança no máximo de 30 a 45 dias depois do vencimento.
O que você tem feito para evitar a inadimplência de seus clientes? Seu escritório enfrenta esse tipo de problema? Conte um pouco de suas opiniões e experiências sobre o assunto!
Na área criminal todos os clientes e familiares pagam quando o cliente está preso, e quando saem e as parcelas não terminaram não pagam mais nada e tem aqueles que não pagam nem preso. A verdade é que o preso e a família que efetua os pagamentos, não respeitam nem contratos, notas promissórias, ou qualquer título executivo. Como fazer com esse tipo de gente, só me resta renunciar ao mandato.