Veja 6 mitos e verdades do marketing jurídico

Existe uma grande área cinzenta a respeito do marketing jurídico. É muito comum ouvir que o Código de Ética não permite, que não funciona para advogados, ou que é muito caro e vários outros mitos em torno do assunto. Mas, muitas vezes, eles são exatamente isso: mitos.

No post de hoje vamos esclarecer alguns deles e conhecer também algumas verdades sobre o marketing jurídico. Confira!

É muito caro

As pessoas associam marketing a propagandas de TV em horário nobre, só que não precisa ser assim. As campanhas em veículos tradicionais demandam um investimento mais alto, especialmente na televisão, mas existem várias outras formas de fazer marketing, como disparos de e-mail para sua base de contatos levando algum artigo ou conteúdo que possa ser relevante para eles. É barato e o nome do seu escritório continua sempre na mente dessas pessoas.

Ter um site não traz clientes

Isso não é verdade. Quando estamos atrás de um produto ou serviço, geralmente vamos procurar algum fornecedor na internet. Se você não tem um site, perde a oportunidade de ser encontrado e, consequentemente, algumas boas oportunidades de negócio!

Seu site também é um cartão de visita — e uma porta de entrada —, então mantenha-o sempre bonito e atualizado.

Todos os meus clientes me adoram

Isso pode até ser verdade, mas será que todos os clientes adoram todos os aspectos do serviço que você entrega? Será que não há nenhum ponto a melhorar? Por mais que os seus clientes estejam satisfeitos com o seu escritório de advocacia, provavelmente existe pelo menos um quesito que pode ser aprimorado.

As melhores pessoas que podem te apontar isso são seus clientes. Fazer pesquisas constantes sobre satisfação e ter um contato pessoal podem te ajudar a descobrir o que pode ser otimizado, sendo uma ótima ferramenta de marketing jurídico.

Advogado não é vendedor

Isso é verdade, afinal, você estudou 5 anos da sua vida para advogar certo? Bom, em parte sim. Mas se você não vender, como vai ter clientes? Lembre-se de que vender não é somente ligar para alguém e oferecer seu produto ou serviço. Um processo de vendas bem feito consiste em primeiro entender o problema do cliente, avaliar a situação, propor uma solução que se adeque ao problema e então partir para o fechamento. Um advogado precisa seguir esses passos para conseguir atender bem um cliente.

O Código de Ética e Disciplina da OAB não deixa fazer marketing

O Código de Ética e Disciplina da OAB, a partir do Art. 28, regulamenta a publicidade relativa à profissão. O que o código fala, em linhas gerais, é que a publicidade pode ser feita sim, mesmo que via internet ou redes sociais, com intuito informativo, não podendo ser utilizada com a finalidade de conseguir novos clientes.

A indicação é a melhor forma de aquisição de novos clientes

De fato, essa é a forma mais fácil de conseguir um novo cliente. Alguém que vem indicado por uma pessoa que já contrata os seus serviços é um fechamento quase certo, pois, você já recebeu um “selo” de qualidade quanto à sua competência e credibilidade. Mas tem um porém: aquisição de clientes dessa forma não é previsível, e em um mês você pode estar desesperado por excesso de trabalho e, em outro, por falta de demanda.

Ter um marketing jurídico bem feito pode te ajudar mais com essa previsibilidade e fazer seu escritório crescer de forma sustentável.

Em resumo, para conseguir fazer com que seu escritório cresça e você consiga novos clientes, é preciso ser um pouco vendedor e ter um planejamento de marketing jurídico traçado.

Curtiu nosso post? Curta também nossa página no Facebook e acompanhe mais dicas e novidades do mundo da advocacia!

Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-14T19:13:11+00:00 novembro 27th, 2015|Marketing|2 Comentários

2 Comentários

  1. RALF KIRCHHEIM abril 12, 2016 at 5:27 pm - Reply

    CABE MANIFESTAR QUE HÁ GRANDE DIFERENÇA ENTRE PROPAGANDA, MENCIONADA NO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL, E O MARKETING, ESTE SIM, ABRANGENTE, POSSÍVEL, QUE USA OS MEIOS DISPONÍVEIS E SE FAZ PRESENTE COMO PESSOA FÍSICA PROFISSIONAL DA ADVOCACIA E COMO PESSOA JURÍDICA COMO ESCRITÓRIO PROFISSIONAL E SUA ATUAÇÃO.

    • Renata Marques abril 24, 2016 at 12:05 am - Reply

      Bem verdade Ralf! Muito bem observado. Um abraço!

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)