5 livros que todo advogado deveria ler

Pode até não parecer, mas as opções de leitura para profissionais da advocacia vão muito além do Vade Mecum e o sumário jurisprudencial do STJ. Na verdade, há muitos títulos disponíveis com extrema relevância para profissionais do Direito, independentemente de sua área de atuação. Que tal conferir nossa lista de livros que todo advogado deveria ler? Acompanhe!

1. Cartas a um jovem advogado: paixão, determinação e talento, de Francisco Müssnich

Você advoga ou quer advogar na área empresarial? Quer trabalhar nos maiores escritórios de advocacia do país? Então leia este livro! Por meio de relatos pessoais, conselhos e lições sobre o mundo da advocacia, Francisco Müssnich (Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados, um dos maiores do país) conta todos os segredos para ter sucesso na carreira.

São mais de 30 anos de experiência, uma formação sólida em Direito e muitas habilidades pessoais, como profissionalismo, criatividade, trabalho duro e sábias escolhas na profissão. A leitura é indicada principalmente para quem está em início da carreira.

2. O sol é para todos, de Harper Lee

Talvez você já conheça essa história por meio de sua adaptação para as telas do cinema, mas é no livro que encontramos as melhores reflexões sobre racismo nos Estados Unidos. O enredo conta a história de um advogado que, contrariamente às pressões de uma cidade do sul do país, decide defender um homem negro de uma acusação de estupro contra uma mulher branca.

Em 1930, esse tipo de história renderia a revolta de grande parte da população intolerante do país. No entanto, ainda vemos traços desses julgamentos prévios e preconceitos no sistema judicial até hoje, inclusive no Brasil. É um livro ideal para os apaixonados por Direito Penal.

3. O primeiro ano: como se faz um advogado, de Scott Turow

Neste livro, Scott Turow conta sobre os principais desafios que pode enfrentar um aluno de Direito em Harvard, uma das faculdades de maior prestígio no mundo. Por meio de suas reflexões, é possível fazer diversas críticas ao sistema educacional jurídico que temos atualmente: competição excessiva, histerias coletivas, trabalho compulsivo e arguições orais intermináveis. É uma boa reflexão sobre os modelos educacionais que adotamos como referência no Direito, inclusive no Brasil.

4. Competindo pelo futuro, de Gary Hamel e C.K. Prahalad

Sim, este é um livro do universo da administração e dos negócios, mas é justamente essa a razão pela qual ele figura em nossa lista de títulos essenciais para advogados. Afinal, podemos contar nos dedos as matérias que advogados cursam sobre economia e administração durante a graduação.

Este livro demonstra a importância de planejamentos estratégicos em longo prazo, da adaptação e da antecipação de novas tendências no mercado, inclusive para advogados.

Veja aqui outros livros sobre gestão de empresas que todo advogado deveria ler.

5. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

O último título de nossa lista é outro título bastante útil para profissionais de todas as áreas de atuação. Nesse clássico, Dale Carnegie faz um relato muito interessante sobre como melhorar suas relações interpessoais, estabelecer contatos valiosos e lidar com pessoas de forma mais adequada.

Algumas vezes, advogados acabam se tornando profissionais frios e distantes de seus clientes e causas em que atuam. Este livro te ensina a importância que habilidades interpessoais têm no dia a dia de um profissional. Leia e colha os frutos dessas dicas!

O que achou de nossa lista? Aproveite também para conferir os cinco filmes que todo advogado deveria assistir!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T19:32:19+00:00 fevereiro 8th, 2016|Advocacia|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)