Advogado Iniciante: 5 dicas de como abrir um escritório de advocacia

Uma questão que afeta muitos advogados recém-formados é saber como abrir um escritório de advocacia, porque, geralmente, na faculdade se aprende tudo o que é relacionado a sua formação, mas a gestão de um negócio é deixada de lado. Portanto, quem pretende ter seu negócio próprio, apesar de conhecer muito bem sobre as leis, pode encontrar alguma dificuldade na parte gerencial.

Por isso, para ajudar nessa fase tão importante da sua carreira separamos algumas dicas valiosas para você começar seu escritório com o pé direito. Continue lendo!

1. Escolha bem a área de atuação antes de abrir um escritório de advocacia

Por mais que você  tenha capacidade de atuar em diversas áreas, esse pode ser um dos erros mais comuns ao tentar abrir um escritório de advocacia. Recomenda-se começar focando em apenas uma ou duas áreas, com as quais tenha maior identificação ou conhecimento.

Claro que, na ânsia de se destacar, isso pode parecer inviável, mas é melhor começar aos poucos, fazendo um trabalho bem feito, e ir se consolidando, do que ter uma má reputação.

Com o tempo, comece a expandir os negócios com base no que os clientes têm procurado e não o que acha que teria demanda. Essa estratégia ajuda com que você se torne um advogado renomado em determinada área, o que melhora bastante sua reputação e indicação de clientes.

2. Tenha parceiros

Abrir um escritório sozinho pode ser bem mais difícil do que em parceria com outros advogados, porque, principalmente no começo, os custos serão elevados e o número de clientes será pequeno.

No entanto, apesar da parceria ser indicada, é preciso ter cuidado com quem ela será feita. Tente sempre buscar pessoas que você já conhece há um tempo e que confie.

3. Tenha cuidado com a localização e a estrutura do escritório

O ponto de localização do escritório é fundamental. Se pretende atender a classe A e B, não adianta instalar o escritório em um bairro de classe C só para economizar com o aluguel.

É preciso estar perto dos seus clientes e ter uma estrutura adequada para recebê-los, sem deixar de considerar custo, vizinhança e facilidade de acesso. Muitas vezes, o coworking é uma ótima opção para se ter uma boa estrutura quando está começando a abrir um escritório de advocacia.

4. Pense na administração

Ter que pagar contas, receber, contratar serviços como telefone e internet, atender os clientes que entram em contanto e fazer a contabilidade pode ser muita coisa. O ideal é poder contar com profissionais que auxiliem nessa parte e evitem que se tenha dores de cabeça.

Uma secretária pode ser de grande valia para ajudar na rotina do dia a dia, organizando a agenda e os cuidados do escritório como um todo. Um contador também será fundamental, não apenas para fazer a abertura da empresa, mas também para fazer o balanço e orientar nas finanças.

Contar com softwares que facilitem ainda a gestão dos processos é essencial, uma vez que, quanto mais organizado tudo estiver, mais fácil será sua administração.

5. Não se esqueça dos clientes

Primeiro é preciso fazer com que os clientes cheguem até o escritório. Para isso, investir em marketing jurídico pode ser necessário, criando uma boa identidade visual e fazendo a divulgação correta.

Mesmo já tendo um número suficiente de clientes, fidelize-os sempre prestando um bom atendimento e suprindo as suas necessidades da melhor forma. Isso fará com que eles tragam novos interessados ao seu escritório. Um cliente que está com você desde o momento em que você abriu o escritório de advocacia será a melhor propaganda.

Gostou das dicas para abrir seu escritório? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de muitas outras que ajudarão na gestão do seu negócio!

Manual de Eficiência para Escritórios de Advocacia

2017-12-15T15:42:39+00:00 maio 18th, 2016|Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)