Carreira jurídica: quais são as áreas de atuação no direito?

Muita gente acredita que não há mais espaço para novos profissionais no mercado jurídico. Para essas pessoas, o fato de existirem mais de 800 mil advogados atuantes no Brasil atrapalha (e muito!) as chances de um advogado iniciante ter uma carreira jurídica bem-sucedida. Contudo, esse é um verdadeiro mito! Ainda que existam muitos profissionais formados em Direito, é certo que a graduação abre portas para inúmeras áreas de atuação: advocacia, carreiras públicas, consultoria… Tem espaço para todos!

Se você está pensando em iniciar o curso de graduação ou ainda não tem certeza sobre em qual área investir, confira o nosso post de hoje e saiba tudo sobre o assunto!

Carreira pública: estabilidade e bons salários

A primeira escolha que um profissional do Direito deve fazer é se quer seguir uma carreira pública ou investir na iniciativa privada.

As carreiras públicas — como a de juiz ou promotor, por exemplo — têm ótimos atrativos e é possível conciliar um bom salário com a estabilidade de um cargo público. Para isso, contudo, é preciso encarar um concurso público, o que demanda muita dedicação e estudo.

Iniciativa privada: opção perfeita para os de espírito empreendedor

Por outro lado, a iniciativa privada é uma escolha perfeita para aqueles com espírito empreendedor. Isso porque nesse ramo é possível construir um negócio do zero e, aos poucos, conquistar uma posição de destaque no mercado — muitas vezes com salários altíssimos.

Para quem pretende se aventurar na iniciativa privada, é possível começar como um advogado associado em um escritório ou atuando como advogado individual, por exemplo. Uma boa tática para começar é se dedicar a um dos ramos do Direito que estão em ascensão no Brasil, como o Direito da Internet ou o Direito Desportivo, por exemplo.

Direito da internet: necessidade de proteção das relações online

Com o crescimento da internet, o Judiciário passou a ter que enfrentar diversas questões complexas quanto às relações online. Até pouco tempo atrás, ninguém da área discutia sobre divulgação indevida de fotos na rede ou sobre a questão dos direitos autorais nos download de filmes e músicas.

Como esses conflitos têm se tornado cada vez mais comuns, a procura por profissionais especializados na área também tem aumentado. Por isso, essa pode ser uma ótima chance de alcançar uma carreira jurídica de sucesso.

Direito desportivo: a invasão do Direito no esporte

Os profissionais dessa área são responsáveis por proteger os interesses de quem atua no mundo dos esportes — desde pequenos atletas até grandes entidades esportivas.

Como vários atletas brasileiros têm sido verdadeiras revelações em diversos esportes, a demanda por profissionais qualificados para negociar contratos, patrocínios e salários vêm crescendo bastante. Além disso, a realização de diversos eventos esportivos no Brasil também influencia na movimentação da área do Direito desportivo. Se você gosta de esportes, esse ramo pode ser o ideal para criar uma carreira jurídica promissora!

E você, já escolheu a sua área de atuação? Conte para a gente nos comentários!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-15T15:44:39+00:00 junho 3rd, 2016|Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)