Escritório de advocacia: 5 dicas de marketing digital para alavancar seu negócio

O marketing digital é muito importante para um escritório de advocacia, pois possibilita atrair mais clientes sem esbarrar nas restrições do Código de Ética. No entanto, alguns profissionais encontram dificuldade em desenvolver um trabalho efetivo na internet, sem que seja rotulado como publicidade ou marketing pessoal.

Por isso, elaboramos uma lista com cinco dicas essenciais para que seu escritório de advocacia consiga realizar um bom trabalho de marketing digital. Acompanhe!

1. Não crie anúncios, produza conteúdo de qualidade para seu escritório de advocacia

Os usuários da internet estão, cada dia mais, fugindo dos anúncios e banners de propaganda e procurando por informações de qualidade que irão lhe ajudar a ter conhecimento sobre algo ou resolver algum problema que esteja enfrentando.

Assim, é importante que você não tente apresentar o seu escritório como sendo referência, mas que deixe que os próprios usuários lhe deem este título pelas informações ricas que você fornece.

2. Faça um blog para construir a autoridade do escritório de advocacia

O site é o cartão de visita do escritório, mas é no blog que as pessoas poderão ver quem realmente são os profissionais que ali trabalham.

Crie um blog dentro do site com artigos que respondam as dúvidas das pessoas que pesquisam nos buscadores. Por exemplo, dificilmente alguém vai escrever no Google o nome do seu escritório, a não ser que te conheça, mas então não é um novo usuário.

Agora, muitas pessoas podem pesquisar no Google por expressões do tipo: quais os direitos do trabalhador demitido; direitos trabalhistas de empregada doméstica; posso devolver uma compra de loja virtual; erro médico: como um advogado pode me ajudar; etc.

Veja que artigos com os temas citados oferecem uma solução a um potencial cliente que está com um problema e precisa de ajuda. Quando ele fizer a pesquisa no Google, seu artigo tem grandes chances de aparecer e ser clicado. O usuário terá um sentimento de gratidão e confiança diante do profissional que escreveu o artigo.

3. Construa campanhas de e-mail marketing

O e-mail é uma prática que pode auxiliar seu escritório de várias formas, desde a captação de novos clientes até a fidelização dos clientes que seu escritório já atendeu.

Crie listas de contatos segmentadas por classificações, como novos clientes, clientes mais antigos, por área de atuação do Direito, entre outras.

Elabore mensagens que ofereçam conteúdo valioso, dicas, sugestões, alertas sobre novidades e problemas, enfim, não mande mensagens falando do seu escritório, mas oferecendo conteúdo de valor.

4. Utilize vídeos para fortalecer a imagem

Artigos no blog e mensagens de e-mail são importantes, mas nem todo mundo tem paciência para ler, há quem prefira assistir a vídeos. Os números de acesso a esse formato de publicação e de visualizações têm crescido muito nos últimos anos.

Além disso, quando seus potenciais clientes conseguem ver a imagem de um profissional e ouvi-lo explicando sobre algo que eles estão precisando, a sensação de confiança no profissional é ainda maior do que lendo um artigo.

Não é preciso uma grande produção cinematográfica, o próprio escritório pode ser o cenário, mas é preciso boa iluminação e áudio. Qualidade é importante.

Você pode utilizar os vídeos como publicações no YouTube e inseri-los como parte complementar de uma postagem do blog, além de, é claro, compartilhá-lo nas redes sociais.

5. Esteja também nas redes sociais

Você tem que estar onde seu público está, e as redes sociais deixaram de ser um espaço de entretenimento e distrações para oferecer um espaço sério a empresas e instituições.

Se você é novato nessa área, dê uma boa navegada no Facebook, a maior rede social do momento, veja o que seus concorrentes estão postando, analise nas páginas populares que tipo de postagem e mensagens utilizam.

É importante seguir a dica que passamos sobre conteúdo de valor para o seu público, na rede social isso também é válido. Não se mostre diretamente, mostre uma solução.

Deixe um comentário no post sobre como você acredita que o marketing digital pode contribuir para o sucesso do seu escritório de advocacia. Tem dúvidas, sugestões ou quer compartilhar uma experiência? Conte pra gente!

 

Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-15T15:52:40+00:00 setembro 12th, 2016|Marketing|0 Comentários

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