Como cuidar das finanças do seu escritório de advocacia?

Gerir as finanças de um escritório de advocacia não é uma tarefa fácil. Os advogados são experts em lidar com questões jurídicas, mas por outro lado não foram orientados a cuidar das questões administrativas. Situação essa que pode acabar atrapalhando os negócios. É preciso, portanto, aprender a cuidar da gestão financeira.

Controle de gastos
O primeiro passo é saber quanto de dinheiro está entrando e quanto está saindo. Assim, você descobre de que forma seus recursos estão sendo gastos, e se ficará no vermelho ao final do mês.

A partir dessa análise, você determina onde pode cortar custos, quais áreas precisam de investimento e se existe a necessidade de prospectar novos clientes. Dados esses fundamentais na elaboração do planejamento estratégico.

O planejamento estratégico

Esse tópico rende uma publicação só pra ele. Enquanto não escrevemos sobre o tema, salientamos que o plano estratégico é essencial para conduzir seus negócios.

Responda “Quais são os objetivos do escritório no futuro?” “Qual o caminho traçar para “alcançá-los?”. Depois, concentre-se em direcionar seus investimentos e força de trabalho para conquistá-los.

A tecnologia é aliada

Criar planilhas de controle de caixa e documentos de acompanhamento da sua rotina financeira pode ser super trabalhoso.

Um software de gestão facilita o processo, por meio de uma interface integrada com vários outros recursos: fluxo de caixa, demonstrativos, estatísticas. Melhor: as informações podem ser compartilhadas com qualquer pessoa do escritório.

O pró-labore é fundamental

Um escritório que tem vários sócios que costumam retirar dinheiro quando precisam pode ter seu caixa comprometido. Uma retirada pode desfalcar os recursos destinados a um custeio ou investimento. O mais recomendado é que cada sócio tenha um salário mensal.

Tenha um fundo de caixa

Uma demanda menor, representa menos dinheiro para o escritório de Advocacia, mas as contas não param.

Um fundo de caixa, por sua vez, ajuda a custear a sua empresa em cenários de dificuldades como o atual. Considere ter um.

Curtiu as dicas? Na próxima semana, o blog do Informador Fácil vai trazer algumas estratégias para você conquistar mais clientes e ser bem-sucedido na Advocacia.

2017-12-19T20:01:12+00:00 maio 18th, 2017|Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)