15 estratégias para o advogado melhorar seu networking

Um dos principais desafios do advogado é manter uma boa rede relacionamentos. O networking é fundamental para construir a imagem, promover a carreira e, principalmente, buscar novas oportunidades profissionais no meio jurídico.

Essa rede de contatos é uma espécie de parceria, na qual as pessoas trocam informações relevantes, influência e aprendizado profissional, e se ajudam mutuamente. Ela possibilita a indicação de empregos e clientes, e até mesmo a realização de novos negócios.

Vale ressaltar, entretanto, que um advogado não deve lembrar de sua rede de contatos apenas quando precisar. O networking é uma construção e deve ser cultivado durante toda a carreira profissional.

Separamos algumas dicas para você, advogado, melhorar o seu networking.

  1. Tenha interesse verdadeiro nas pessoas com quem você pretende se relacionar.
  2. O relacionamento não precisa ser apenas profissional, pode ser pessoal.
  3. Uma rede de contatos pode integrar pessoas de diferentes hierarquias e áreas profissionais, e até mesmo aquelas do seu ciclo afetivo. Vale familiares, amigos, colegas de faculdade, conhecidos em eventos, professores, palestrantes, juízes, empresários. Enfim, todo mundo que possa contribuir com você, e você com elas.
  4. Esteja disponível para ajudar as pessoas. Uma consulta jurídica para um colega de profissão pode abrir oportunidades futuras.
  5. Frequente cursos, palestras, seminários, workshops. Esses eventos podem colocá-lo em contato com pessoas de diversas áreas e setores.
  6. Participe de associações, comitês e entidades de classe.
  7. Utilize seu cartão de visitas e faça contatos personalizados. E sim: nada de enviar o mesmo e-mail para pessoas diferentes.
  8. Ao indicar um profissional da sua rede de contatos para outro, seja o intermediário no processo. Apresente-os.
  9. Participe de grupos de profissionais do Direito no Whatsapp e outras Redes Sociais e esteja sempre presente. Saiba ouvir o que as pessoas têm a dizer e faça comentários pertinentes.
  10. Já pensou na ideia de escrever um blog? É uma ferramenta super interessante para expor sua opinião sobre os assuntos que envolvem o meio jurídico, ganhar relevância e se conectar a outras pessoas.
  11. Lembre-se das pessoas, parabenize-as em seu aniversário ou outros eventos comemorativos.
  12. Desenvolva sempre sua capacidade de relacionamento interpessoal.
  13. Cafés bares e restaurantes também são locais super propícios para estabelecer novas parcerias. Como o ambiente é informal e descontraído, costuma haver mais segurança nas conversas, o que pode render mais serviços e parcerias futuras.
  14. Elabore um planejamento para manter e fazer crescer sua rede de contatos.
  15. Priorize o networking como uma importante ferramenta para o progresso de sua carreira profissional.

Gostou das dicas? Fique à vontade para compartilhar conosco outras estratégias que você utiliza para se relacionar com as pessoas.

2017-12-19T19:52:00+00:00 junho 21st, 2017|Marketing|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)