Planejamento, organização e disciplina são características essenciais ao advogado. Além do atendimento, este profissional deve cuidar da gestão do seu escritório de Advocacia.
Se a conciliação entre as atividades for feita de uma maneira inteligente, você consegue garantir a qualidade de todas as entregas.
Recentemente falamos sobre como aumentar a produtividade na Advocacia, hoje trazemos algumas dicas para você conciliar a gestão do escritório com o atendimento ao cliente.
Um arquivo organizado economiza tempo
Organize o material em dois arquivos diferentes: um focado na gestão e outro no atendimento. Na parte de atendimento, você pode separar os documentos pelo andamento do processo de acordo com a ordem de importância de cada um deles. Lembre-se que você pode contar com a nossa ajuda na hora de conferir o andamento dos processo.
Já no arquivo de gestão, separe os documentos pela sua função: funcionamento do escritório, contas a pagar, dados contábeis, dentre outros.
Fluxos de trabalho bem definidos são essenciais
Determine horários para fazer a gestão e horários para atender seus clientes. Reservar o horário comercial para os atendimentos é mais cômodo. Já o início do dia, pode ser destinado para as questões financeiras e burocráticas do escritório. Use o fim do dia para planejar as atividades do dia seguinte.
Utilize a tecnologia
Existem softwares de gestão para manter as movimentações do escritório registradas. Já as ferramentas de organização pessoal podem ser usadas para fazer listas, criar lembretes, marcar reuniões. E, sim, mantenha tudo em nuvem. Assim você tem acesso à todas informações úteis de onde estiver, inclusive pelo celular.
A qualidade do atendimento é indispensável
Em hipótese alguma, você deve colocar em segundo plano o atendimento ao seu cliente. Nem mesmo por uma gestão mais assertiva. Do contrário, isso pode colocar sua reputação em risco.
Neste caso, você pode criar um cadastro de todos os clientes, definir quais serão as formas e os dias de comunicação e retorno sobre o andamento dos processos e criar um cronograma com todas as tarefas específicas de cada caso que você esteja cuidando no momento.
Os novos clientes não são muito familiarizados com o universo jurídico. É preciso, por isso, tempo e paciência para orientá-los e eliminar todas as dúvidas.
Lembre-se também que quando a pessoa quer falar com o advogado, o estagiário ou assistente pode não ser o bastante. Esteja presente e mostre-se interessado. O atendimento personalizado garante sucesso futuro.
Conteúdo muito bom, obrigado!