Como atua o advogado no Direito Autoral?

O Direito Autoral é uma das principais áreas de atuação para advogados especialistas em propriedade intelectual. A matéria está presente em diversas situações do cotidiano, sobretudo, com a popularização da Internet, que favoreceu a criação e o compartilhamento de conteúdos.

Como atua o advogado especialista em Direito Autoral? Quais as perspectivas para esses profissionais?

Quais os direitos autorais a serem protegidos?

O Direito Autoral protege qualquer criação humana externalizada no mundo físico: textos, fotografias, pinturas, roteiros, vídeos, esculturas. Ou seja, qualquer forma de expressão de criatividade. Vale lembrar que até mesmo os programas de computador podem ser protegidos.

O que diz a Lei

A Lei 9.610/1998, que trata do Direito Autoral no Brasil, decorre de uma determinação constitucional. O artigo 5º da Constituição prevê aos autores o direito de ter sua obra resguardada.

Essa lei parte da premissa de que o autor tem direitos exclusivos sobre sua invenção e pode ser remunerado, incentivando-o a criar ainda mais bens intelectuais. Para a maioria das criações, existem direitos eternos e patrimoniais (prazo de 70 anos após a morte do autor) sobre a própria obra.

A pirataria, o plágio e a cópia, por sua vez, são passíveis de punição. Os danos patrimoniais se referem à violações autorais, como renda auferida ilegalmente, reprodução não autorizada de obras e exemplares vendidos sem consentimento.

Já as violações morais ocorrem quando não se menciona a autoria de uma obra. Nesses casos, há previsão de multa, publicação de erratas e divulgação compulsória da identidade do autor pelo mesmo meio.

Como atua o advogado na área do Direito Autoral?

O campo de atuação é bastante diversificado. Além de ações indenizatórias, o advogado pode trabalhar para prevenir as violações aos direitos autorais de forma a assegurar a anterioridade, titularidade e o registro de obras inéditas.

Os advogados também atuam na elaboração de contratos de transferência de direitos patrimoniais de autor, autorização de interpretações e exibições de obras, recolhimento de contribuição a órgãos fiscalizatórios, dentre outro.

2017-12-19T19:58:24+00:00 julho 26th, 2017|Carreira|2 Comentários

2 Comentários

  1. Ray portela março 15, 2018 at 4:25 pm - Reply

    Olá amigos, sou cantor e compositor aqui de Fortaleza gravei um CD em 2009 e agora descobri que uma dupla sertaneja famosa plagio todo meu CD e vem cantando em shows e DVDs desde 2011 até hoje. será que vcs podem me ajudar?

    • Igo Gomes abril 26, 2018 at 9:12 pm - Reply

      Olá, Ray! Tudo bem?

      O Informador Fácil oferece serviços para advogados, escritórios de advocacia e empresas que desejam acompanhar processos e publicações nos Diários Oficiais da Justiça. Não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica. Aconselhamos verificar a situação com auxílio de um(a) advogado(a) de sua confiança. Agradecemos pelo comentário.

      Atenciosamente,
      Equipe Informador Fácil.

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)