Como expandir o escritório de Advocacia sem perder a qualidade?

Expandir a atuação sem perder a qualidade do atendimento tem sido um dos principais desafios para os escritórios de Advocacia de pequeno e médio porte no Brasil. A ampliação do número de clientes acaba aumentando também o número de processos. Em meio a tanta tarefa, como garantir a devida atenção às pessoas?

Para garantir um atendimento de excelência e proteger a reputação do escritório no mercado, a expansão  deve ser sustentável. O crescimento já deve ser uma realidade, antes mesmo de você iniciar o plano de crescimento. Assim fica muito mais seguro garantir a sobrevivência do negócio e de tudo aquilo que já foi conquistado.

Alguns pontos são fundamentais para você iniciar a expansão do seu escritório de Advocacia. E é esse o assunto que vamos compartilhar com você.

Gestão financeira

O acompanhamento das finanças deve ser muito mais minucioso e estratégico do que simplesmente registrar receitas, despesas e o saldo em caixa. É fundamental produzir relatórios detalhados periódicos para ajudar na organização produtiva dos recursos, além de fornecer insights para a tomada de grandes decisões. O objetivo é que esses dados sejam consultados antes de se fazer novos investimentos, como contratar novos funcionários ou oferecer cursos de aprimoramento profissional para a equipe.

Contratação

A quantidade excessiva de trabalho é certamente uma das maiores causas da queda da produtividade. Quando o número de processos atingir um nível muito mais alto que os advogados do seu escritório podem suportar, é hora de investir em novas contratações.

Fique atento: se o seu escritório deseja expandir por outras áreas de atuação, é recomendável contratar especialistas como coordenadores, ou mesmo sócios. Agora, se a ideia é crescer dentro do mesmo segmento, você pode optar pela renovação, investindo na motivação de colaboradores em início de carreira.

Treinamento

O aprimoramento dos funcionários é essencial para garantir a eficiência dos procedimentos internos e a qualidade do serviço prestado. Palestras, workshops, cursos e outros eventos fazem com que os advogados se sintam prestigiados, além de ajudar a renovar o ambiente do escritório. O conhecimento e a reciclagem ajudam a substituir ideias ultrapassadas por metodologias mais modernas, condizentes com as práticas jurídicas atuais.

Tecnologia

A tecnologia ajuda a otimizar os procedimentos internos. Existe uma infinidade de softwares jurídicos de gestão de tempo e produtividade. Com eles, você gerencia suas atividades, localiza com agilidade qualquer pasta e documento e até acompanha o andamento dos processos, como é o caso do Informador Fácil.

Terceirização

Antes de contratar novos advogados, é preciso avaliar as reais necessidades do escritório. Talvez seja mais vantajoso investir em prestadores de serviço terceirizados.

Durante determinado processo pode surgir a necessidade de copiar ou autos ou protocolizar alguma petição em outra comarca. A contratação de um advogado correspondente pode eliminar os custos com diárias e passagens, além de não desfalcar a equipe do escritório.

O planejamento da expansão do escritório de advocacia é, sim, um passo muito importante. O mais importante ainda é fazer com que esse crescimento seja sólido. O trabalho não pode aumentar e a qualidade cair. É essencial, portanto, investir na gestão de pessoas e tecnologia para otimizar os processo.

2018-06-28T21:44:02+00:00 dezembro 13th, 2017|Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)