Os advogados precisam utilizar estratégias de marketing para conquistar mais clientes e aumentar, assim, o rendimento. Principalmente aqueles que são proprietários de um escritório de Advocacia,
O retorno financeiro é consequência de um trabalho bem-feito e uma boa reputação.
Para facilitar a prospecção de novos clientes, o blog do Informador Fácil oferece seis dicas que vão ajudá-lo a colocar seu nome na cabeça do seu cliente.
A ética para captar novos clientes
Antes de começar, é fundamental saber o que é permitido e vedado ao advogado para divulgar o seu trabalho.
O Novo Código de Ética da profissão é bastante conservador sobre a Publicidade na Advocacia. O advogado não pode fazer propaganda e Rádio e TV.
Já nas mídias impressas e Internet é permitido, desde que com abordagem e conteúdo adequados.
É preciso, entretanto, ficar atento a forma como será feita a divulgação e cuidar para que a imagem esteja condizente com a sobriedade da profissão.
Estabeleça metas e foque em cumprí-las
Aceitar todos os casos que aparecem só para ganhar experiência é um erro gigantesco.
O advogado, sobretudo o recém-formado, deve ter foco e determinar em qual área do Direito deseja atuar. Depois, ele deve começar a analisar os resultados e expectativas a curto, médio e longo prazo.
Assim, você não perde um tempo imenso com atendimentos em áreas que não esteja adaptado, o que pode gerar insatisfações e poucos lucros.
Conheça o seu mercado de atuação
Definindo o setor que deseja atuar, é preciso conhecê-lo profundamente.
Questões como tamanho do mercado, expectativa do segmento, como estão os profissionais que atuam na área, perfil do cliente, necessidades para consolidar a marca jurídica do escritório são fundamentais para estabelecer um planejamento de como deseja se posicionar no mercado.
A batalha é mais intelectual que financeira
O profissional que se aproxima do mercado por meio de seu conhecimento e bagagem intelectual tem muito mais chance de ser bem-sucedido.
Ministre palestras e publique artigos em periódicos do universo jurídico, buscando se transformar em referência em seu segmento.
Os custos de marketing, por sua vez, são ferramentas para auxiliar no processo e que devem ser analisados como investimento.
Crie conexões
O isolamento é um dos piores erros cometidos pelos advogados em início de carreira.
É fundamental marcar presença em federações, associações, eventos e sindicatos, além de participar ativamente da vida da comunidade em que está inserido.
Invista na sua equipe
Contar com o apoio de alguém apto a converter ligações em clientes é indispensável para o sucesso de sua carreira na Advocacia.
Nomeie um profissional com treinamento adequado para atender telefonemas e fazer visitas comerciais, tirar dúvidas e triar a demanda. Uma estratégia eficiente para converter potenciais clientes em contratos efetivamente firmados.
Quais são suas estratégias para conquistar novos clientes? Compartilhe conosco!
Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)