Você já ouviu falar em marketing pessoal? De forma resumida, esse conceito pode ser definido como “a arte de se vender”: por meio de estratégias e técnicas de eficiência comprovada, é possível influenciar a forma como outras pessoas olham para você e se destacar entre seus concorrentes ou colegas.
Mas o que isso tem a ver com a prática do Direito, guiada por leis e pelos interesses do cliente?
Ora, basta considerar o cenário atual do mercado para advogados. Todos os dias, novos profissionais se formam e cursos se iniciam, gerando uma grande concorrência. Se, por um lado, as pessoas e empresas estão mais conscientes de seus direitos e têm conhecimento do valor de um advogado, por outro são milhares de profissionais oferecendo seus serviços em um mercado competitivo e nem sempre justo.
Quer se destacar nesse mercado? Então confira nossas dicas para elaborar seu plano de marketing pessoal:
1. Cuide da sua aparência
A forma como nos apresentamos, especialmente no ambiente de trabalho, diz muito sobre nossa vida profissional. A imagem é o cartão de visitas do advogado: em uma entrevista, reunião ou evento de negócios, boa parte do marketing pessoal para advogados começa na maneira de se vestir, por exemplo.
Cabelos e barba aparados, roupa alinhada, sapatos e ternos que possam refletir sua posição são detalhes essenciais para o sucesso na profissão. A postura e o modo de se apresentar, falar com os clientes e tratar os superiores, colegas e subalternos também influenciam a impressão que as pessoas terão de você.
2. Seja sempre pontual
Pontualidade é uma qualidade básica de qualquer profissional. O tempo do cliente é valioso e, por isso, é importante estar sempre à disposição no horário combinado, demonstrando organização e respeito pelo compromisso assumido.
Atrasos e adiamentos geram dúvidas sobre sua capacidade de controlar prazos e executar o trabalho de forma satisfatória, podendo prejudicar o relacionamento com o cliente de forma irreversível.
3. Invista em sua rede de contatos
Network também faz parte do marketing pessoal para advogados, já que muitas oportunidades de trabalho surgem por meio da rede de contatos do profissional.
É importante estar sempre investindo no relacionamento com clientes, colegas e até mesmo concorrentes, seja administrando seus contatos ou comparecendo em eventos públicos da área. Não subestime o poder de um simples cartão de visitas entregue na hora certa, para a pessoa certa.
4. Seja facilmente encontrado
Se o trabalho do advogado depende de contatos, é fácil perceber a importância de estar sempre à disposição de seus clientes. Hoje em dia, a tecnologia contribui para esse aspecto, e não é preciso estar no escritório mais do que o necessário para se manter em contato.
O celular e o e-mail são bons aliados do advogado, desde que as ligações e mensagens sejam rapidamente respondidas. Além de demonstrar interesse, esse hábito reflete a qualidade do seu trabalho: agilidade no atendimento é essencial para o sucesso na área jurídica.
5. Não descuide das redes sociais
Tempos modernos exigem um cuidado maior no que diz respeito às redes sociais. Um perfil no Facebook, por exemplo, com fotos e postagens polêmicas ou negativas, pode afastar os clientes e prejudicar o trabalho.
Por outro lado, uma página bem estruturada e uma conta no LinkedIn podem atrair novos clientes e oferecer um meio de contato moderno e eficiente para parcerias e oportunidades na área jurídica, tornando-se também uma boa forma de praticar o marketing pessoal para advogados.
É importante lembrar que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) possui um código de ética que deve ser observado ao considerar as estratégias e critérios de marketing pessoal para advogados, de forma a respeitar seus limites e alavancar a carreira de forma honesta e eficaz.
Para saber mais sobre como aplicar o marketing pessoal para beneficiar sua carreira, baixe nosso e-book Marketing para advogados. Boa leitura!
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