Como (e por que) aplicar inteligência emocional na advocacia?

Como (e por que) aplicar inteligência emocional na advocacia?

A rotina está estressante no trabalho: clientes, processos, metas que devem ser atendidas e colegas de trabalho que nem sempre são fáceis de lidar. Tudo isso faz parte do dia a dia de um escritório de advocacia. Mas como resolver esse problema e fazer com que a rotina seja mais leve e agradável?

A saída para esse problema é o desenvolvimento da Inteligência emocional. Com ela, é possível desenvolver o autocontrole das emoções e trabalhar melhor o relacionamento com os demais.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como aplicar a inteligência emocional no seu trabalho? Continue a leitura e confira!

O que é Inteligência Emocional

Trata-se, basicamente, da capacidade de gerenciar as emoções de forma positiva, visando evitar conflitos e estabelecendo uma relação mais harmônica consigo e com os outros.

Na verdade, pessoas dotadas desse tipo de inteligência são capazes de identificar em si e no mundo ao redor o tipo de emoção que está em evidência, conseguindo administrar e resolver problemas no ambiente, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Por que aplicá-la no trabalho

Porque alivia o estresse, melhora os relacionamentos interpessoais, proporciona mais segurança ao lidar com clientes, em audiência e reuniões de trabalho. Além disso, melhora a saúde física e mental, que é igualmente importante no mundo corporativo.

3 passos para desenvolver a Inteligência Emocional

Segundo João Marcelo Furlan, diretor executivo da Enora Leaders, a Inteligência Emocional pode ser treinada, e isso é uma ótima notícia!

Confira abaixo 3 pontos importantes que podem ajudar a desenvolver essa habilidade:

1. Preste atenção nas suas emoções

Esse ponto trata da autopercepção: que relação você tem com suas emoções? Você é capaz de identificá-las? É de grande importância saber o tipo de comportamento que adotamos no dia a dia para conseguir modificá-lo.

Observe também as suas reações: que tipo de resposta você dá ao colega que o aborda? Como reage ao cliente impaciente ou ao chefe que faz cobranças? A partir do momento em que conseguir identificar pontos-chave no seu comportamento (ações e reações), será mais fácil obter o controle de si mesmo.

2. Valorize os colegas de trabalho

Vivemos em uma comunidade, portanto, ninguém é capaz de ter felicidade e sucesso sozinho. Por isso, identifique e valorize o potencial dos seus colegas de trabalho. Procure também se colocar no lugar do outro, e sempre evidencie seus pontos fortes, sendo uma pessoa agradável e colaborando para a qualidade de vida em equipe.

3. Resolva conflitos de forma positiva

Sempre existiram e existirão conflitos em todos os tipos de relacionamentos. É natural que haja divergência entre duas ou mais pessoas, porém, o que não pode acontecer é deixar que esses conflitos se transformem em problemas maiores.

Jogue fora as velhas mágoas, perdoe os outros e a si mesmo e entenda que é melhor ter paz do que razão. Ter o domínio das emoções às vezes é saber a hora de abandonar velhos conceitos para não carregar pesos desnecessários.

E então, gostou das nossas dicas? Acha que elas vão ajudar a desenvolver a inteligência emocional no trabalho? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

2017-01-31T17:29:25+00:00 janeiro 31st, 2017|Sem categoria|0 Comentários

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