5 erros que atrapalham a carreira de um advogado

5 erros que atrapalham a carreira de um advogado

Tornar-se um advogado não é fácil. São 5 anos de faculdade, mais alguns estudando para o Exame da Ordem, além das dificuldades para entrar no mercado de trabalho.

Após passar por tudo isso, você certamente não vai querer colocar tudo a perder por conta de alguns erros, certo? Foi pensando nisso que separamos aqui os 5 principais erros que atrapalham a carreira de um advogado.

Continue a leitura e descubra como evitar essas falhas para construir uma carreira sólida e de sucesso:

1. Não se preparar adequadamente para as audiências

A preparação para as audiências é extremamente importante e requer que você saiba exatamente o que falar e como falar, dentro do tempo que tem disponível. Sendo assim, é preciso estar sempre preparado para abordar todos os pontos importantes do caso de forma adequada e sintetizada.

Também é importante ter a noção dos pontos e contrapontos que a tribuna pode levantar a respeito do caso. Outro preparo indispensável é em relação ao conhecimento da língua portuguesa: as petições podem ser rejeitadas até mesmo por falta de coesão e coerência, então tenha cuidado!

2. Deixar de desenvolver a oratória

A oratória é essencial para advogados, afinal, é preciso que você consiga prender a atenção dos julgadores. Para isso, é necessário desenvolver seu poder de persuasão, utilizando uma boa entonação, estrutura linguística adequada e outras técnicas que chamem a atenção daqueles que estão julgando o processo e também do público presente na tribuna.

3. Perder prazos

Cumprir os prazos não é apenas uma necessidade, mas sim uma obrigação. Alguns advogados acabam pegando muitos casos de uma só vez e perdendo o controle sobre a quantidade de tarefas diárias, o que pode fazê-los perder os prazos e prejudicar o andamento dos processos.

Dessa forma, mantenha sempre sua agenda organizada e, caso seja necessário, utilize um sistema de gestão de dados para não se esquecer de nenhum prazo ou compromisso e poder se organizar melhor.

4. Não saber comunicar o valor de seus serviços

Um dos erros que atrapalham a carreira de um advogado é não saber que, além de precificar seus honorários, ele deve também explicar o valor de seus serviços. A dica é usar a tabela da OAB como base e adaptá-la de acordo com suas necessidades, de modo que inclua também a complexidade e horário do trabalho.

Solicitar um sinal antes de iniciar os serviços e parcelar o restante do valor é uma prática completamente aceitável, mas é importante ter uma comunicação eficaz com o cliente, detalhando todas as informações no contrato dos honorários e esclarecendo as possíveis dúvidas do cliente.

5. Não ter um modelo de negócios definido

Definir uma área de atuação sem dúvidas é muito importante, mas não é o suficiente. É importante também estabelecer um modelo de negócios. O mais tradicional é o escritório prestador de serviços jurídicos básicos, mas vale a pena examinar outros modelos.

Entre as opções disponíveis estão os escritórios de advocacia ultraespecializada, que prestam serviços muito específicos e podem colocar o profissional como um especialista no assunto. Há também a advocacia sob medida, em que o serviço atende à demanda, que é descoberta pelo próprio advogado.

Ser um advogado celebridade também é uma opção. Esse modelo é focado em um investimento na gestão da marca pessoal, atraindo atenção para o escritório em que esse profissional trabalha e conseguindo os contratos por conta da grife que é construída em cima do perfil dele.

No entanto, vale ressaltar que tentar se promover fazendo promessas que não pode cumprir é outro dos grandes erros que atrapalham a carreira de um advogado, portanto, seja sempre honesto com seus clientes.

Além dos modelos citados, há ainda o departamento jurídico terceirizado, a controladoria jurídica, o escritório virtual, o escritório de gestão legal, entre outros. Pesquise bastante a respeito e escolha o que mais se encaixa em seu perfil profissional.

Vale ressaltar que, para conseguir estabelecer um bom modelo de negócios e alcançar os seus objetivos, é fundamental saber como fazer um bom plano de carreira. Continue acompanhando o blog e prepare-se para o mercado!

2017-01-31T17:30:17+00:00 janeiro 31st, 2017|Sem categoria|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)