Como fazer pesquisas jurídicas no Google?

Como fazer pesquisas jurídicas no Google?

A internet é uma das maiores aliadas dos advogados na atualidade. Graças a essa tecnologia, o acesso a informações, antes trocadas apenas pessoalmente ou através de papel e tinta, foi reduzido a apenas um clique.

Fazer pesquisas jurídicas com a abundância de informação disponível, porém, pode trazer transtornos e induzir a imprecisões e erros. Afinal, na internet, qualquer pessoa pode se dizer especialista em dado assunto a qualquer momento.

Você com certeza já utilizou o Google para fundamentar pedidos e embasar argumentações, mas será que aproveitou o melhor que esta ferramenta pode fornecer? No post de hoje, vamos ensinar você como fazer pesquisas jurídicas e obter os melhores resultados, utilizando todo o potencial da internet a seu favor! Confira!

Como fazer pesquisas jurídicas e conseguir o melhor retorno

Apesar de o Google e demais ferramentas de busca trabalharem diariamente, injetando altos valores para melhorar a experiência do usuário com seus mecanismos, a melhor maneira de se obter o resultado desejado ainda é utilizando-o corretamente.

É importante saber o que se deseja procurar: apenas a busca pelos termos “direito” e “lei”, , por exemplo, ainda em 2011 já trazia cerca de um bilhão de páginas como resposta. É preciso então, em primeiro lugar, afunilar a pesquisa desejada para se encontrar vocábulos mais próximos dos desejados. Apenas termos exatos produzem buscas mais precisas.

As melhores práticas para obter resultados precisos

Para auxiliar você na difícil tarefa de encontrar páginas com conteúdo de qualidade, selecionamos as melhores dicas para refinar a sua pesquisa e utilizar mecanismos de busca como o Google da melhor maneira possível.

Utilize termos exatos

Função conhecida dos mais experienciados com a internet, buscar as expressões desejadas entre aspas permite que o sistema procure estritamente aquilo que foi indicado, naquela exata ordem.

O recurso se mostra muito útil para advogados que buscam a reprodução de decisões e acórdãos de tribunais, já que o primeiro resultado da pesquisa certamente apresentará os termos buscados com a reprodução das jurisprudências procuradas. Não utilizar as aspas pode levar a páginas com as palavras utilizadas separadamente, em diferentes contextos.

Pense em termos alternativos

Enquanto na pesquisa comum o algoritmo de sites de busca procura todas as expressões que você digita — não necessariamente na ordem solicitada —, ao inserir o termo “OR” ou mesmo a barra vertical “|”, você pode realizar uma pesquisa de maneira alternativa, encontrando páginas que contenham a primeira ou a segunda (e assim sucessivamente) palavra, não necessariamente juntas.

A ferramenta também é útil na busca de decisões dos tribunais, por exemplo, à medida que permite que você, em uma única pesquisa, insira os vocábulos apontados entre as palavras. Dessa forma, você obtém resultados relativos a todos, sendo desnecessária a realização de várias procuras.

Exclua termos

Se alguma palavra indesejada aparece constantemente nas suas buscas, experimente a pesquisa com exclusão de termos! Inserindo um simples “-” na frente de suas buscas, você faz com que todos os resultados entreguem páginas que não possuam o termo indesejado, entregando apenas resultados mais adequados.

Agora que você já sabe como fazer pesquisas jurídicas da melhor forma possível, que tal aprender a consultar processos jurídicas pela internet? Nos vemos no próximo post!

2017-01-31T17:31:20+00:00 janeiro 31st, 2017|Sem categoria|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)