O mercado jurídico é uma área bastante concorrida e, por isso, o advogado que quer se destacar precisa ser estratégico em suas ações de marketing, especialmente considerando as restrições éticas da profissão. A advocacia não é uma atividade mercantil, então é preciso ter cautela na hora de se posicionar e oferecer seus serviços para potenciais clientes. O Estatuto do Advogado e o Código de Ética impõem muitas diretivas com relação ao marketing jurídico e à apresentação do profissional. Tanto o Provimento 94/2000 quanto o próprio Código de Ética determinam que a divulgação da advocacia, bem como dos escritórios, deve ser feita com moderação e discrição, sendo de finalidade exclusivamente informativa.
Porém, ainda que haja restrições com relação a determinadas práticas, o marketing jurídico é uma ferramenta de extrema importância, pois permite que o profissional se conecte ao seu público-alvo. Para te ajudar, separamos algumas dessas ações que podem colaborar para que você ou seu escritório fiquem em evidência sem prejuízo dos compromissos e da conduta ética da profissão. Confira!
Ferramentas digitais
As ferramentas digitais como blogs e redes sociais já são uma realidade dentro de diversas profissões e devem ser utilizadas também pelo advogado. Além de estabelecer uma presença no meio online, essas ferramentas permitem a construção de autoridade profissional.
Gerar conteúdo através de blogs é uma estratégia bastante eficiente e que pode proporcionar bons resultados. Essa ferramenta auxilia na promoção da expertise profissional sobre uma determinada área do Direito. As redes sociais, por sua vez, devem ser utilizadas como “iscas” atraindo atenção para o conteúdo a ser divulgado. Redes como o LinkedIn que têm apenas o enfoque profissional, ou mesmo o Facebook são capazes de aproximar o advogado de clientes e parceiros .
Outra ferramenta que pode ser amplamente utilizada é o e-mail marketing. Porém, nesse caso, o enfoque da mensagem é sempre voltado à divulgação de conteúdo para que não seja confundido com uma mala direta. Mas assegure-se de que a sua lista de e-mails é formada por pessoas conhecidas e do seu círculo de networking. Segundo entendimento do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, o envio de boletins eletrônicos ou e-mail marketing para pessoas que não sejam clientes ou conhecidos pode ser considerado uma infração ao Código de Ética da profissão. Por isso, evite encaminhá-los a qualquer pessoa que não tenha solicitado recebê-lo ou esteja incluído em sua lista de clientes.
Presença on e offline
Embora a presença online seja muito importante para o marketing jurídico, o profissional também deve investir em seu posicionamento offline. A participação em palestras, congressos e workshops é uma excelente forma de ampliar o networking profissional, além de demonstrar know how técnico sobre sua área de conhecimento.
Construção de uma boa imagem
A escolha de um profissional da área jurídica ou de um escritório, muitas vezes, é motivada pela segurança e transparência. Assim, é preciso que o profissional saiba transmitir confiança ao cliente, tanto na forma de recepcioná-lo quanto na imagem do escritório. Investir em um site bem elaborado, um logotipo profissional e uma identidade visual de qualidade podem também ajudá-lo a ampliar seu campo de atuação.
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