Como avaliar a rentabilidade do seu escritório de advocacia?

Um escritório de advocacia é um empreendimento que gera custos, precisa de investimentos e, por isso, demanda organização e cuidado com as questões financeiras. Dessa forma, para que seu escritório tenha uma trajetória de sucesso, é fundamental que haja preocupação com a viabilidade de seu negócio, suprimento dos custos e ganho de lucros.

Para te ajudar com essa tarefa, listamos aqui algumas dicas preciosas para que você veja como aumentar a rentabilidade em escritórios de advocacia!

Fazer a gestão financeira do escritório

A saúde financeira de seu empreendimento depende da realização eficiente da gestão de ganhos e despesas. Por isso, é importante que exista uma pessoa encarregada de administrar as contas do escritório, bem como controlar e buscar meios de redução de gastos e despesas fixas, analisar os melhores investimentos para o capital ocioso e desenvolver uma política eficiente de apuração de ganhos e reembolso de despesas de seus associados.

Controlar o faturamento

Acompanhar a evolução do faturamento e monitorar quais são os maiores responsáveis pela evolução da arrecadação do escritório é uma excelente estratégia para balizar as políticas de fidelização e retenção de bons clientes. Isso sem falar que um faturamento em expansão revela, na maior parte das vezes, uma evolução nos trabalhos dos colaboradores e associados, facilitando a percepção de resultados dos diversos setores de seu empreendimento. O monitoramento do percentual do faturamento que corresponde aos gastos fixos é, também, uma boa forma de encontrar despesas que podem ser reduzidas ou evitadas.

Montar um plano de ação

Elaborar um plano de ação que perpassa diversos pontos do funcionamento de um escritório de advocacia é uma forma inteligente de reduzir custos, aumentar a produtividade dos colaboradores e elevar os benefícios. Adote medidas simples que reduzem as despesas de seu escritório, como a contratação de advogados correspondentes e otimização dos gastos com deslocamento de associados no cumprimento de diligências externas. Além disso, a divisão da equipe por tarefas e áreas de atuação permite uma maior especialização e melhor desempenho dos funcionários na realização diária das atividades — sem falar na negociação e substituição de fornecedores, o que implica, na maior parte dos casos, em diminuição dos preços ou aumento da relação custo-benefício dos produtos adquiridos para o funcionamento do escritório.

Usar um software de gestão

A utilização de um software de gestão permite muitos ganhos na rotina do seu escritório de advocacia em rapidez, organização e eficiência. Por isso, uma ferramenta que te ajuda a selecionar e acompanhar as publicações feitas dos diários dos mais diversos tribunais do país faz com que todos os colaboradores tenham ganhos em sua atuação e você garanta uma equipe mais atualizada e preparada para atender aos clientes do escritório. Programas que permitem o rápido armazenamento, conservação e localização de dados e petições por assunto e nome dos clientes também traz vantagens enormes para a atuação profissional e tem como consequência natural o aumento da rentabilidade em escritórios de advocacia.

Como anda a saúde financeira do seu negócio? Quer mais dicas para melhorar o desempenho do seu escritório? Não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro das novidades aqui do blog!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-14T16:18:59+00:00 setembro 24th, 2015|Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)