Quais os benefícios de um plano de carreira para advogados?

O planejamento de carreira também está presente no mundo dos escritórios de advocacia e pode ser justamente o que os advogados precisavam para serem mais produtivos, ambiciosos e comprometidos com o futuro da sua atuação profissional. Saiba mais sobre esses e outros benefícios de um bom plano de carreira para advogados:

O que é um plano de carreira para advogados?

Assim como acontece em diversas empresas, implementar um plano de carreira envolve a institucionalização de um programa de progresso na vida profissional em seu escritório. Por exemplo: quais são os salários para cada estágio da carreira de seus advogados? Qual caminho eles têm que traçar até chegarem a ser sócios? Quais são os critérios de promoção? Qual a perspectiva de progressão?

Todas as respostas para essas perguntas devem constar em um plano de carreira institucional, público e com regras claras e objetivas para conhecimento de todos. Quando o plano é publicizado entre os profissionais de um escritório, eliminam-se questionamentos de promoções, incentiva-se a produtividade e a qualidade do trabalho, entre outros benefícios importantes para o sucesso de seu empreendimento!

Quais são seus benefícios?

Maior engajamento da sua equipe

Com um plano de carreira, seus advogados terão mais incentivos para “vestirem a camisa” do escritório e efetivamente lutarem para seu sucesso.

Aumento da produtividade

Como a ascensão profissional nos planos de carreira depende de critérios objetivos (prospecção de clientes, honorários, horas trabalhadas, etc.), haverá um aumento do engajamento entre seus advogados — confira outras dicas para aumentar a produtividade no seu escritório de advocacia!

Critérios mais objetivos de promoção

Em vez de promover seus advogados com base em “coleguismo” e critérios pessoais, planos de carreira tornam esse processo mais objetivo e transparente.

Menor rotatividade de profissionais

Sabendo sobre o reconhecimento de seu trabalho e os níveis profissionais que podem ser alcançados no futuro, seus advogados terão menos incentivos para procurar outros escritórios e postos de trabalho. Isso aumenta a permanência de profissionais, reduz a necessidade de treinar novos advogados e contribui para a coesão de suas equipes.

Como elaborar um plano de carreira para advogados?

  1. Avalie salários, responsabilidades e prerrogativas de cada cargo: antes de mais nada, procure saber a real situação de seu escritório. Mapeie as responsabilidades e os salários de cada membro. Assim, fica fácil perceber quais remunerações estão defasadas e quais desempenhos estão aquém do esperado.
  2. Trace metas de desempenho: todo plano de carreira tem metas de desempenho. Além de uma avaliação pessoal minuciosa, metas objetivas e mensuráveis servem para verificar a produtividade de cada advogado.
  3. Estabeleça avaliações periódicas de desempenho: o ideal é que elas sejam semestrais (ou, pelo menos, anuais). Estabeleça formulários de avaliação para serem preenchidos por líderes e colegas de equipe.
  4. Dê feedbacks a seus advogados: não basta implementar metas e exigir melhor desempenho. Quando ele for negativo ou aquém do esperado, é preciso fornecer essas informações a seus advogados para que eles tenham a chance de melhorar.
  5. Dê ampla publicidade ao plano de carreira: todos devem estar cientes das condições, perspectivas e aspectos objetivos que são levados em consideração para o progresso na carreira dentro de seu escritório.
  6. Siga as diretrizes do plano: procure não fazer exceções, evite favoritismo e trate com isonomia todos os advogados de seu escritório.

Agora que você já tem essas informações em mãos, que tal criar um plano de carreira para advogados em seu escritório? Aproveite também para assinar nossa newsletter e saber mais sobre como melhorar a gestão de seu escritório de advocacia!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-14T16:18:31+00:00 setembro 22nd, 2015|Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)