O Marketing Digital no novo Código de Ética da OAB

O Novo Código de Ética da OAB, publicado em novembro do ano passado, foi bastante questionado por profissionais da área jurídica, especialmente por suas restrições impostas à publicidade profissional na internet.

Em linhas gerais, o documento determina que a internet pode ser utilizada como forma de publicidade, desde que o envio de mensagens por qualquer canal online seja feito aos destinatários corretos. Além disso, o Código veda expressamente o uso da internet para oferecer serviços ou captar clientes.

Embora as determinações do Novo Código tenham causado descontentamento para muitos profissionais da área jurídica, a verdade é que ele vai ao encontro de uma das grandes tendências do marketing digital: o marketing de conteúdo. Para entender melhor como funciona essa relação entre o marketing jurídico e o marketing de conteúdo, continue acompanhando nosso post!

Marketing jurídico em tempos de internet

Para o Novo Código de Ética da OAB, o marketing jurídico é permitido desde que a mensagem utilizada para promover o profissional tenha um caráter meramente informativo e preserve a discrição e a moderação. Todas as ações praticadas tanto no meio online quanto no offline não podem ser caracterizadas como captação de clientela ou refletir qualquer forma de mercantilização da profissão.

Mesmo que o objetivo do Conselho de Ética fosse impedir advogados e escritórios de utilizarem a internet para melhorarem seus resultados, ele acabou beneficiando uma estratégia que pode ser tão efetiva quanto, desde que bem utilizada: o marketing de conteúdo.

O conteúdo como forma de estratégia

O Marketing de Conteúdo é uma nova forma de se fazer marketing que não utiliza as estratégias e ações tradicionais da publicidade. Antes, para conquistar a clientela, o que se fazia era valorizar as qualidades de um produto ou serviço oferecendo-os diretamente ao publico.

Hoje, o Marketing de Conteúdo utiliza artigos e informações que sejam relevantes para um determinado tipo de público como forma de atrair e engajar. Trata-se de uma forma estratégica, em que o foco é o cliente e o objetivo é ajudá-lo com soluções úteis.

Além de estabelecer um relacionamento de confiança com os clientes, o Marketing de Conteúdo ajuda na construção da autoridade profissional, mostrando aos clientes que você é um advogado capacitado, que realmente entende o seu problema e é capaz de ajudá-lo.

Na advocacia, o Marketing de Conteúdo pode gerar resultados bastante efetivos, pois além de educar o seu público com questões jurídicas, os profissionais e escritórios que utilizam essa ferramenta acabam estabelecendo uma relação mais próxima e sólida com o cliente, o que permite a fidelização e a contratação para novas demandas.

Não é mais preciso oferecer serviços ou ficar enaltecendo as qualidades do profissional da área jurídica para conseguir clientes. Levando informação de qualidade e baseada nas questões do seu publico, o advogado e seu escritório certamente contam com uma ferramenta estratégica que pode render um sensível aumento da sua cartela.

Todos estão aprendendo as novas formas de utilizar a internet, por isso, vale a pena arriscar. Com um bom mapeamento do seu publico, a identificação da persona e um conteúdo direcionado, tenha certeza: os bons resultados são uma questão de tempo.

Quer receber mais informações sobre a área jurídica e suas tendências? Assine nossa newsletter!

 

Manual de Divulgação para Advogados

2017-12-15T16:01:20+00:00 outubro 24th, 2016|Dicas, Marketing|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)