Miniguia de sobrevivência para advogados iniciantes

O começo de carreira é sempre uma experiência complexa, em qualquer profissão. Advogados iniciantes, no entanto, encontram alguns obstáculos a mais em seu caminho.

Muitos pensam que, após cinco anos ou mais de faculdade, o estresse e esforço para conseguir passar na prova da OAB, bastará abrir um escritório e esperar os clientes chegarem. Mas, infelizmente, essa não é a realidade atual do mercado.

Há muitos advogados iniciantes — sem contar os experientes — entrando na disputa e é preciso se destacar para ter sucesso. Exercer a advocacia é mais do que apenas fazer petições ou audiências. Envolve uma noção gerencial e estratégica, assim como a construção de bons relacionamentos profissionais e pessoais.

Pensando nisso, elaboramos esse miniguia para advogados iniciantes, com cinco importantes conselhos e dicas para quem está almejando o sucesso. Confira!

1. Pense como uma empresa

O maior erro que advogados iniciantes cometem é não encarar o escritório de advocacia como uma empresa. A falta de uma visão de negócios, administrativa e gerencial acaba por criar uma informalidade e descontrole nas ações, falta de um plano de negócios e análise de indicadores.

Hoje, com um mercado cada vez mais competitivo, se faz necessário pensar no escritório de advocacia como se pensa ao iniciar qualquer empreendimento.

2. Beba da experiência

Muitos advogados iniciantes, ávidos por sucesso e almejando grandes conquistas, por vezes se esquecem de que a experiência dos que já estão no mercado é muito válida.

Seja um advogado para o qual você estagiou, algum familiar que exerce a profissão, colegas que começaram antes ou mesmo cases de sucesso disponíveis na internet, a experiência de outros profissionais pode ser muito benéfica para evitar erros e assegurar acertos.

Inclusive, ter um mentor, alguém que o guiará nesse caminho, pode representar uma grande vantagem.

3. Construa bons relacionamentos

A faculdade garante amigos para a vida inteira, bem como bons contatos profissionais para o futuro, adquiridos com professores, orientadores, locais de estágio, etc. Essas relações, levadas para a vida profissional, podem ajudar muito no começo de carreira. Não deixe de explorá-las!

Além disso, é importante construir um bom network com outros profissionais da área, ou mesmo com clientes, que poderão indicá-lo pelo bom trabalho.

4. Associe-se a profissionais confiáveis

Algo muito comum entre advogados iniciantes é juntar um grupo para começar um escritório em conjunto. Isso pode ter diversas vantagens, como dividir contas, facilitar consultas, garantir disponibilidade para clientes, partilhar dúvidas e encontrar soluções. De fato, o caminho conjunto é mais fácil do que fazer tudo sozinho.

Mas, ao escolher sócios, tenha certeza de que pode confiar neles como profissionais. Façam um acordo por escrito, garantindo os direitos e deveres de cada um nessa parceria.

5. Especialize sua atuação

Advogados iniciantes costumam pensar que atuar em diversas áreas garante um maior leque de clientes. No entanto, no mundo contemporâneo, em que a internet facilita as buscas por profissionais, a especialização em determinadas áreas do Direito tem sido cada vez mais valorizadas.

Se a decisão for começar um escritório com mais sócios, cada um poderá ter uma área de especialização diferente, mantendo, todavia, um eixo comum que represente a visão do escritório.

A advocacia não é uma profissão fácil, mas pode ser muito recompensadora para aqueles que estão determinados a trilhar esse caminho. Ter sucesso depende muito do profissionalismo e organização dos advogados iniciantes, trabalhando bem seu tempo e suas obrigações.

Que tal aprofundar mais nesse assunto? Confira nosso artigo sobre a gestão de tempo dos advogados e garanta seu destaque no mercado!

Manual de Eficiência para Escritórios de Advocacia

2017-12-15T16:00:52+00:00 outubro 21st, 2016|Carreira, Dicas|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)