Escritório de advocacia: 5 erros comuns de quem está começando

Iniciar um escritório de advocacia não é tarefa fácil para quem acabou de sair da faculdade — ou mesmo para quem já tem experiência no mercado de trabalho. O advogado recém-formado, ao montar o seu próprio escritório, infelizmente acaba mirando exaustivamente em determinados pontos materiais da profissão, como elaboração de peças processuais, atendimento aos clientes, etc.

Mas por mais que esse ponto de vista seja importante para um escritório de advocacia iniciante, é necessário também considerar as questões administrativas, como controle de gastos, propagandas, controle de receitas e outras questões.

Quer saber quais são os erros mais comuns ao abrir o próprio escritório? Veja abaixo a nossa lista e aprenda a evitá-los!

Deixar de divulgar seus serviços

Todo escritório de advocacia precisa fazer marketing, principalmente porque estão começando as suas atividades e a captação de clientes é uma prioridade.

A melhor forma de começar a divulgação é atentar-se à Lei n° 8.906/94, que aconselha os profissionais sobre sua atuação em relação à publicidade da Advocacia. É importante saber que, mais do que saber sobre o código de ética da OAB, é necessário anunciar de forma explícita as áreas de atuação do seu escritório e qual a forma de trabalho.

Embora existam algumas restrições, há outras formas e um largo campo ainda pouco explorado para divulgar escritórios de advocacia, o que também pode auxiliar na credibilidade da sua marca.

Não utilizar a tecnologia a seu favor

O advogado que quer ter sob seu controle todas as informações processuais com precisão e clareza deverá esquecer-se dos métodos executados por muitos — como o Excel e Word; O melhor método para controle está no software jurídico, aplicativos ou programas de gerenciamento para auxiliar o escritório, seus processos e clientes.

Com esses programas, o advogado terá condições de controlar prazos, ver publicações dentre outras funções.

Não investir na própria formação

Uma vez que o profissional foca na firmação do escritório, acaba esquecendo-se de investir em sua formação e especialização. Mas é de suma importância que o profissional esteja no mesmo nível do seu escritório, em consonância com a qualidade e serviços prestados.

Descuidar do controle de receitas e despesas

Acontecerá sempre com os profissionais da área jurídica, que decidirem abrir o seu próprio escritório: o gasto na parte administrativa é maior do que a própria receita. Dessa forma, tenha cuidado com a gestão financeira se você pensa em montar o seu próprio escritório.

Verifique constantemente se será necessário efetuar novos investimentos para pagar dívidas e fazer com que o escritório consiga se sustentar com os próprios recursos. Para isso, fique sempre ligado nas datas de pagamento, cobre corretamente pelos serviços prestados e programe o recebimento dos honorários.

Abrir o próprio escritório sem o apoio dos colegas mais experientes

Abrir um escritório de advocacia não significa que o advogado deverá fazer tudo sozinho. Mesmo que o negócio tenha um acanhado número de sócios, é sempre bom contar com a opinião e experiência de profissionais mais estabelecidos no mercado jurídico.

Seja para abrir novas áreas em seu escritório, montar equipes preparadas ou mesmo com correspondentes, ter um leque mais amplo de advogados é muito importante para um escritório que queira se posicionar bem no segmento.

Gostou das nossas dicas? Veja também como fazer um honorário advocatício eficaz!

banners_marketingparaadvogados_post

2017-12-15T16:00:23+00:00 outubro 19th, 2016|Dicas|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)